ENTENDA

MULHER E BELEZA: Como diminuir olheiras? Veja dicas simples e eficazes

As olheiras possuem algumas classificações e também causas distintas

Imagem do autor
Cadastrado por

Samantha Oliveira

Publicado em 10/05/2022 às 15:01
Notícia
X

Um problema comum, mas que geralmente incomoda bastante quem sofre é a tal da olheira. Localizadas abaixo dos olhos, as olheiras dão uma impressão de cansaço e um olhar mais fundo.

Porém, se engana quem pensa que a condição não tem tratamento. A solução pode vir a partir de elementos que se possui em casa - ou então com produtos especializados.

Quais são os tipos de olheiras?

É incorreto pensar que as olheiras se manifestam apenas por falta de sono e são todas iguais. Na verdade, existem algumas classificações, que podem ter relação, inclusive, com condições genéticas.

Vasculares: são olheiras com a cor mis azulada. Geralmente, as regiões afetadas tendem a inchar;

Sanguíneas: esse tipo é o mais comum e se manifesta com uma cor mais arroxeada;

Pigmentares: essa classificação se trata do acúmulo de melanina na pele ao redor dos olhos. É mais comum em pessoas negras;

Profundas: como o próprio nome diz, esse tipo é causado pelo aprofundamento ocular e possui um tom mais voltado para o marrom.

Quais são as causas da olheira?

Questões do sono

Tanto a falta de sono quanto dormir demais podem causar a formação de olheiras. Quando existe a privação do sono, a pele tende a ficar mais pálida opaca, favorecendo o surgimento de tecidos mais escuros.

Idade

O envelhecimento também é uma causa comum das olheiras já que, com o tempo, a elasticidade do rosto vai diminuindo.

Alergia

Reações alérgicas também podem ser um fator determinante para o surgimento de olheiras. O ato de coçar excessivamente também pode fazer com que os vasos fiquem mais aparentes na pele.

Tensão ocular

Passar muito tempo olhando fixamente para o computador, celular, ou outro meio eletrônico pode tencionar os olhos. Por conta disso, os vasos sanguíneos da região tendem a dilatar, provocando assim o escurecimento.

Muito sol

Não é novidade que o nosso rosto é sensível aos raios do sol. Por conta disso, a exposição em excesso - sem o protetor adequado, por exemplo - pode causar o escurecimento ao redor dos olhos. Então, não esqueça: use o protetor solar.

Falta de água

Sabia que a desidratação pode causar olheiras? Isso acontece porque a falta de água no seu corpo pode fazer com que sua pele fique mais opaca, e assim, os olhos mais fundos.

Genética

Também não podemos esquecer do fator genético, já que as olheiras podem ser uma característica passada de um familiar para o outro. Lembrando também que outras condições médicas, como doenças na tireoide, podem resultar no surgimento.

Como diminuir as olheiras?

Confira algumas dicas simples que podem diminuir as olheiras. Lembrando que, para um tratamento mais eficaz, você deve procurar um dermatologista.

  • Se hidrate;
  • Tenha uma boa alimentação;
  • Use compressas frias;
  • Reduza o consumo de sal;
  • Regule seu sono;
  • Aplique saquinhos de chá frio;
  • Coloque batata ralada ou pepino;
  • Hidrate e proteja seu rosto do sol.

Tags

Autor