TENDÊNCIAS

Os 5 vestidos de noivas mais históricos e as tendências que continuam até hoje; confira

Alguns modelos de vestidos de noiva icônicos seguem impactando as escolhas das noivas nos dias atuais

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 08/06/2022 às 9:54
Notícia
X

O casamento é um evento muito importante, pois celebra o início de um novo ciclo na vida do casal. Para algumas mulheres, esse é um grande sonho, por isso, o vestido de noiva acaba sendo uma das roupas mais significativas que ela usará em toda vida.

Na hora de escolher o modelo, é comum buscar algumas referências e ver quais delas mais encantam e combinam com a personalidade da noiva. Existem grandes referências mundiais nesse universo dos casamentos que são atemporais e servem de inspiração até hoje.

Por isso, a estilista Nicoli Sanchez, especialista na produção de vestidos de noiva sob medida, separou os 5 vestidos de noiva mais históricos e revelou quais tendências continuam sendo vistas nos modelos produzidos atualmente. Confira:

Rainha Vitória, 1840

Reprodução
Vestido de noiva Rainha Vitória - Reprodução

Para se casar com o Príncipe Albert, a Rainha Vitória escolheu um vestido branco rendado. O que parece uma escolha natural nos tempos de hoje, na verdade foi revolucionária. Na época, não era usual esse material e cor nas produções, sendo ela a responsável por popularizá-los e torná-los referência no universo das noivas.

A escolha envolvia uma questão política e econômica da época. Por conta da Revolução Industrial, boa parte dos artesãos perderam seus empregos e ficaram sem recursos financeiros, devido ao incentivo à industrialização dos processos, o que corroborou para a desvalorização do trabalho manual. Para modificar essa situação e incentivar a valorização desses tecelões, a Rainha Vitória fez uma escolha estratégica, optou por um vestido cheio de rendas e todo detalhado, que demandava o talento desses profissionais.

Esse estilo, que foi escolhido por um ato político, virou a maior referência e tradição no que diz respeito a vestidos de noiva. Além disso, a simbologia romântica do vestido branco foi influenciada também pela Rainha Vitória.

De acordo com o que conta a história, diferente do que era comum na época, ela foi uma das primeiras nobres a se casar por amor, tornando a cor branca uma referência a esse sentimento. A Rainha ousou ainda mais no que diz respeito às antigas tradições ao substituir a coroa real por flores na cabeça e um véu, lançando mais essa moda.

Grace Kelly, 1956

Reprodução
Vestido de noiva Grace Kelly - Reprodução

O vestido escolhido por Grace Kelly para se casar com o príncipe Rainier III, de Mônaco, é considerado como um dos mais bonitos e elegantes do século XX. Com gola alta, saia volumosa, aplicação de pérolas e mangas longas de renda, o modelo batizado de "ladylike" precisou de 274 metros de renda e 36 metros de tafetá de seda para ser produzido.

Acredita-se que ele foi inspiração para outro casamento real, o de Kate Middleton, a duquesa de Cambridge. Passando a ser referência para muitas outras noivas também.

Lady Di, 1981

Reprodução
Vestido de noiva Princesa Diana - Reprodução

Um dos vestidos de noiva mais conhecidos do mundo, o modelo usado pela princesa Diana foi produzido pelos designers David e Elizabeth Emmanuel. Com um véu longo e uma saia volumosa, o que mais chamava atenção no modelo era a cintura marcada e as mangas bufantes, num estilo princesa que vemos em filmes.

Na década de 80, esse modelo virou febre, e fez com que muitas noivas chegassem até os ateliês buscando um vestido com características familiares. Algumas noivas optam até hoje por um modelo volumoso e longo como o da princesa.

Charlene, Duquesa de Mônaco, 2011

Reprodução
Vestido de noiva Charlene, Duquesa de Mônaco - Reprodução

Os casamentos reais sempre são admirados e servem de referência para as noivas mais românticas. A duquesa Charlene, ex-nadadora olímpica, optou por um modelo em seda marfim, com 40 mil cristais Swarovski e 20 mil pingos de madrepérola.

Para completar o look, escolheu um véu com 20 metros de comprimento. O brilho e a delicadeza desse modelo encantam muitas noivas até hoje, que buscam algo similar ao que a Duquesa usou no seu grande dia, romântico, delicado e moderno ao mesmo tempo.

Meghan Markle, 2018

Reprodução
Vestido de noiva Meghan Markle - Reprodução

O vestido minimalista de Megan Markle com certeza influenciou essa onda entre as noivas. No casamento com o príncipe Harry, a ex-atriz americana escolheu um visual clean, composto por vestido com mangas 7/8, com decote canoa, sem bordados.

O minimalismo e sofisticação do modelo encantou o público e fez com que muitas noivas optassem por um vestido que seguisse a mesma linha, indo na contramão dos vestidos bufantes e cheios de detalhes.

Se você está no momento de escolher qual vestido usar no seu grande dia, Nicoli orienta vestir-se de acordo com a sua personalidade e estilo e tomar cuidado para não cair no estereótipo de noiva.

“Independente das referências e dos modelos que estão em alta, é importante usar algo em que você se sinta bem e realizada, um modelo que combine com a sua personalidade e com o estilo do seu casamento. Esse é um dia muito significativo, e estar em um vestido que realça sua beleza e cada detalhe que você gosta em si mesma, é o que mais conta e o que deve orientar sua escolha”, finaliza a estilista.

Tags

Autor