ESTÉTICA

HARMONIZAÇÃO FACIAL: pacientes querem aparência dos filtros do Instagram, conta cirurgião-dentista especializado; entenda os impactos das redes sociais no padrão de beleza

Filtros que fazem mudanças no rosto afetam forma como pacientes se enxergam no espelho, passando a buscar mais procedimentos estéticos

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 09/06/2022 às 14:34
Notícia
X

No último mês, o Instagram sofreu com uma falha em que ocasionou a eliminação de todos os filtros, recurso muito usado no Stories. O acontecido virou o tema principal nas redes, causando comoção entre os usuários da plataforma.

Os filtros geram discussões constantes, pois especialistas acreditam que o recurso que melhora a aparência nos vídeos e fotos afeta a autoestima das pessoas e deturpa a visão sobre os padrões de beleza. “Em minha clínica, o tempo inteiro chegam pacientes com fotos dos filtros querendo ficar com a aparência igual ao que é apresentado no recurso”, afirma Willian Ortega, cirurgião-dentista especialista em Harmonização Facial.

“Geralmente, os pacientes procuram os procedimentos estéticos para deixar o nariz mais afinado, o rosto mais definido, uma mandíbula mais marcada, um lábio mais volumoso e uma pele mais homogênea, sem manchas. Esses são os principais desejos de quem chega ao consultório”, explica Ortega. 

Com vidas cada vez mais expostas, as pessoas procuram por procedimentos estéticos por inspiração em figuras públicas e outras questões que podem ir além dos benefícios em sua autoestima.

“A procura por cuidados relacionado a beleza aumentou muito nos últimos anos, de pessoas de todas as faixas etárias. Acredito que isso tenha influência das redes sociais, seja porque esses clientes acompanham influencers que exibem sua beleza, mas também tem o fator de ter uma pluralidade de procedimentos e hoje em dia os tratamentos são mais acessíveis”, destaca o especialista.

Os impactos dos filtros das redes sociais no padrão de beleza

Apesar de não ser novo a procura por procedimentos estéticos com base no que celebridades fazem em seus corpos, a emergência das redes sociais e, nos últimos anos, dos filtros, tem um impacto importante em como as pessoas percebem sua imagem.

Willian Ortega que muitas vezes rola um exagero no que é pedido no consultório, em busca de resultados que só é encontrado nos filtros do Instagram, por exemplo. 

“O profissional precisa orientar sobre limites e dar mais informações sobre como o procedimento pode ser realizado para cada tipo de beleza, sempre buscando harmonizar os traços faciais, sem exageros”, enfatiza.

Por mais que os filtros possam ser um artifício interessante para a produção de conteúdo, é preciso saber diferenciar que o que é visto na tela do celular não é uma realidade. “O profissional de estética precisa orientar sobre a necessidade de aceitação da própria beleza, que é possível sim fazer pequenos ajustes, mas que a perfeição não existe”, diz.

Para Willian Ortega, os recursos das redes sociais podem ser utilizados com responsabilidade e clareza, um passo importante para que os filtros sejam usados de maneira adequada é ter discernimento entre o real e o virtual.

“Desde que o paciente tenha um psicológico bem estruturado e procure um profissional qualificado para dar limites, acredito que os procedimentos estéticos são ferramentas poderosas de recuperação da autoestima”, conclui.

Tags

Autor