ÍCONE

9 curiosidades sobre a rotina de beleza de Marilyn Monroe

Marilyn Monroe é considerada um dos maiores símbolos de beleza do século XX

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 01/06/2022 às 12:37
Notícia
X

Neste 1º de junho seria comemorado o aniversário de 96 anos de Marilyn Monroe. A atriz, conhecida por seu cabelo platinado e lábios vermelhos marcados, é, até hoje, considerada um dos maiores ícones da beleza.

Como estrela de cinema de Hollywood, Marilyn é um dos símbolos sexuais do século XX. A atriz ficou famosa, inicialmente, por fazer personagens cômicos e seus filmes foram grandes sucessos de bilheteria, apesar de sua carreira ter durado apenas uma década.

Em 1962, Marilyn foi encontrada morta em sua casa, mas até hoje ela se mantém como um dos maiores ícones pop dos Estados Unidos. Com um visual marcante, Marilyn protagonizou momentos inesquecíveis na história da moda dos Estados Unidos, como quando usou um vestido nude cravejado em cristais para cantar “Parabéns Para Você” ao então presidente John F. Kennedy.

Alvo da admiração de homens e mulheres, a rotina de beleza de Marilyn Monroe também sempre foi um ponto muito debatido ao longo dos anos. A atriz era famosa por seus cuidados com a pele, especialmente evitando a todo custo a exposição ao sol, e horas dedicadas aos fios loiros platinados.

Conheça alguns dos segredos da rotina de beleza de Marilyn Monroe:

Marilyn evitava o sol

Em uma entrevista, Marilyn revelou que era contra se bronzear, apesar deste ser um ‘look’ que estava em alta na época. A atriz preferia “se sentir completamente loira”, incluindo sua pele. Evitar se expor ao sol ajudava a preservar a pele da atriz sempre branca e livre de manchas causadas pelo fotoenvelhecimento.

O tom de loiro específico do seu cabelo

Marilyn cultivava um tom específico de loiro para seu cabelo, o que ela chamava de “pillow case white”, ou “fronha de travesseiro branco”, em uma tradução livre. Para isso, a atriz descoloria o cabelo a cada três semanas com uma equipe de cabeleireiros famosos, incluindo Pearl Porterfield e Kenneth Battelle. Para evitar lavar muito o cabelo, o que pode afetar a cor, ela apostava em um xampu seco improvisado: talco para bebês, aplicando a cada dois dias para manter o cabelo fresco.

Um truque para os lábios carnudos

O maquiador de Marilyn revelou que um dos truques para dar uma aparência de lábios maiores para a atriz era o uso de cinco tons de vermelho diferentes. Segundo ele, era aplicado tons mais escuros, de vermelho ameira, por fora, e os tons mais claros na parte de dentro dos lábios, criando a ilusão de dimensão e volume.

Ela sabia a importância do sono

Marilyn sabia da importância de uma noite bem dormida para manter sua pele e corpo sempre descansados e com aparência saudável. A atriz revelou que dormia entre 5 e 10 horas por noite em uma cama grande de solteiro. Aos domingos, ela tirava o dia para aproveitar cada momento do seu tempo livre e acordar na hora que desejava. “[É] meu único dia de lazer total. Às vezes, demoro duas horas para acordar, aproveitando cada momento de sonolência”, disse ela em entrevista à revista Pageant.

Para dormir? Apenas Chanel No. 5

A atriz também revelou que não usava roupas para dormir porque acreditava que pijamas e “camisolas assustadoras” perturbavam seu sono. Entretanto, ela declarou que usava apenas cinco gotas do perfume Chanel No. 5, o que também adicionava nos seus banhos de banheira.

Banho de gelo

Apesar de não ser confirmado, afirma-se que a atriz gostava de tomar banhos extremamente gelados - e até mesmo com gelo na banheira - para manter a pele firme.

Investimento em skincare

À frente do seu tempo, Marylin já tinha acompanhamento regular com o dermatologista Erno Laszlo - que era o mesmo de Audrey Hepburn. A atriz tinha a pele muito seca e lavava o rosto muitas vezes ao dia para evitar acne, mas ao lado do seu dermatologista criou uma rotina rigorosa de cuidados com a pele. Na sua rotina noturna, Marilyn fazia uma limpeza na pele com o óleo Erno Laszlo Active Phelityl Oil, então aplicava o Active Phelityl Cream e, então, lavava tudo. Ela finalizava a rotina com a Controlling Lotion, da mesma marca. Todos os produtos são vendidos até hoje.

O ‘glow’ de Marylin

Como Marylin tinha a pele extremamente seca, a atriz apostava em cremes hidratantes mais densos para trazer um aspecto brilhoso para o rosto. Ela aplicava camadas de vaselina sob sua base para ajuda no ‘glow’, similar ao que fazemos hoje em dia com iluminadores, e também era fã de cremes como o Nivea Creme e o hidratante da Pond’s.

Sem muitos exercícios físicos

A atriz não era fã de exercícios físicos intensos e revelou que tinha uma “rotina simples para a firmeza do busto”. Marylin levantava dois pesos de 2,5 quilos acima da cabeça 15 vezes, com os braços abertos em uma “posição de águia”. Ela disse que repetia os movimentos até se cansar todos os dias ao acordar.

Tags

Autor