SAÚDE

Doenças cardiovasculares causam mais mortes em mulheres do que câncer de mama; entenda quais são as causas e como prevenir esse mal silencioso

Em 2019, as doenças cardiovasculares causaram mais mortes em mulheres com idades entre 35 e 65 anos do que o câncer de mama no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 13/06/2022 às 12:19 | Atualizado em 13/06/2022 às 12:20
Notícia
X

Entre as mulheres, as incidência das doenças cardiovasculares já ultrapassam os cânceres de mama e de útero. De acordo com dados mais recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), elas já correspondem a um terço das mortes no mundo entre as mulheres, com 8,5 milhões de óbitos ao ano.

Profissionais da saúde alertam sobre a importância da prevenção como forma fundamental para diminuir mortes por doenças cardiovasculares entre as mulheres. Se não combatidas, as doenças cardiovasculares podem trazer grandes prejuízos ao longo da vida e levar à morte progressivamente ao incentivar AVCs (Acidente Vascular Cerebral) e outras complicações.

O que são doenças cardiovasculares?

Qualquer doença que altere e afete a integridade dos vasos sanguíneos pode ser entendida como uma doença vascular. Por consequência, elas fazem com que a circulação do sangue pelo corpo também seja afetada, sobretudo nos braços, pernas, pés e cabeça.

Neste contexto as doenças vasculares representam um dos maiores riscos para as mulheres brasileiras. Números registrados pelo Governo Federal e dados apresentados pelo estudo Global Burden of Disease (GBD), de 2019, apontam as doenças crônicas vasculares como a primeira causa de morte no Brasil.

Então, todo cuidado torna-se prioridade para esse enfrentamento. Essas informações mostram ainda que 40% dessas mulheres têm entre 35 e 65 anos, faixa etária em que ocorre o climatério, estando por isso, mais vulneráveis e com maior risco de adquirirem doenças cardiovasculares, uma extensão relevante das doenças do aparelho circulatório.

Como prevenir as doenças cardiovasculares?

Para evitar essas doenças, é importante conhecer os fatores de riscos. São eles: colesterol alto, pressão arterial alta, já ter tido outras doenças vasculares, diabetes, obesidade, avanço da idade, tabagismo, doença cardíaca e já ter passado por um derrame.

No entanto, adotar um bom e sadio estilo de vida evita que muitos desses fatores apresentados acima se estabeleçam na vida das mulheres e lhes tragam complicações.

O uso adequado das meias de compressão, por exemplo, é um importante recurso para prevenir a dilatação de vasos sanguíneos e com isso, dificultar o aparecimento de doenças vasculares como por exemplo as varizes e a trombose venosa profunda.

Por isso é fundamental adotar hábitos saudáveis que protegem a mulher e a ajudam combater esses males. 

Por uma vida melhor:

- Beba água: se hidratar é fundamental. Beba no mínimo dois litros de água por dia, pois além de eliminar as substâncias tóxicas através da urina, auxilia no metabolismo do corpo e ajuda na absorção dos nutrientes.

- Utilize meias de compressão graduada: outra maneira de prevenir as doenças vasculares é usar meias de compressão graduada. Diversas marcas possuem modelos de meias de compressão, como a Sigvaris Group, que em seu porftólio tem meias e acessórios de compressão graduada que previnem e auxiliam na melhora do fluxo sanguíneo, contribuindo também no retorno venoso e diminuindo a retenção de líquidos nas pernas.

- Alimentação saudável: evite comer alimentos gordurosos e frituras, ter uma alimentação rica em legumes e verduras auxiliará neste processo.

- Praticar atividades físicas: se mexer é fundamental para prevenir a celulite, pois melhora o sistema circulatório e auxilia no processo de queima de reservas de gordura. Movimente-se!

- Drenagem linfática: além de auxiliar na eliminação do excesso de líquido no corpo, a drenagem também elimina as toxinas que se acumulam entre as células de gordura, fazendo com que o seu sistema linfático trabalhe melhor e diminuindo a aparência de celulite.

Tags

Autor