CUIDADOS

CASA: O que fazer para tirar o mofo? Veja 5 dicas para remover fungos de paredes, móveis, roupas e sapatos

Veja dicas para limpar o mofo da sua casa

Imagem do autor
Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 14/06/2022 às 12:34 | Atualizado em 22/06/2022 às 12:07
Notícia
X

O inverno está chegando e os pontos com excesso de umidade já começaram a aparecer dentro da casa de muita gente. Roupas guardadas há muito tempo, acessórios de couro e até mesmo portas e janelas são alvo fáceis para o surgimento de mofo.

 

Pensando nisso, separamos dicas caseiras e alguns produtos que podem ajudar a tirar o mofo que pode acumular em casa nesse período com mais umidade. Confira:

Saquinhos para umidade

Nos supermercados e lojas de utilidades domésticas é possível encontrar saquinhos de sílica que ajudam a remover o excesso de umidade de ambientes e armários. Os desumidificadores de ar também ajudam a reduzir os odores desagradáveis e danos aos vestuários e artigos de couro armazenador em closet e armários fechados.

Água sanitária

A água sanitária é um ingrediente indispensável para se enfrentar o mofo. Com ela, é possível remover o mofo que se acumula na parede com uma solução diluída. A receita é simples: dilua 100 ml de água sanitária em 1 litro de água. Depois de aplicada a solução nas paredes ou superfícies com mofo deve-se esperar 30 minutos para remover com um pano limpo ou esponja.

Vinagre e bicarbonato

Outra dica caseira e simples é a misturinha de vinagre branco com bicarbonato de sódio. A solução é ótima para limpar objetos e móveis que apresentam pontos de mofo. Para fazer, basta adicionar 240ml de vinagre branco e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio em um recipiente fundo. Aguarde a reação dos produtos, que irá borbulhar, e em seguida você já pode aplicar a solução nos objetos com ajuda de um borrifador. Deixe agir por pelo menos 10 minutos e em seguida remova com um pano limpo. O uso da solução de vinagre e bicarbonato deve ser feito 1 vez ao mês.

A misturinha de vinagre e bicarbonato também pode ser aplicada em roupas e sapatos de couro, que costumam mofar também nessa época do ano.

Limão

O suco natural de limão pode ser aplicado em roupas, inclusive coloridas, para ajudar na remoção de pontos de mofo. Aplicado diretamente sobre o tecido, antes da lavagem da peça, esfregue delicadamente o suco e deixe em repouso por alguns minutos. Em seguida, lave normalmente a roupa.

Isopor entre parede e móveis

Quem mora em lugares mais úmidos sabe que o espaço entre os móveis e as paredes acabam sendo um foco de fungos. Por ser um local de difícil limpeza, acaba que a higienização demora mais tempo para ser feita, ocasionando um crescimento do mofo. Uma alternativa interessante é colar placas de isopor ou cortiça entre o móvel e a parede, com a ajuda de uma fita dupla face, para que o espaço seja preenchido e, assim, evite o crescimento do mofo.

Tags

Autor