O QUE SIGNIFICA ACORDAR ÀS 3H DA MANHÃ? Saiba o verdadeiro significado de ACORDAR ÀS 3 DA MANHÃ de acordo com a ciência
Afinal, o que significa acordar às 3 horas da manhã? Quando isso ocorre com frequência, gera confusão e medo em quem o apresenta.
Muitos indivíduos acreditam que esse horário é a "Hora do Diabo", e que acordar essa hora é algo negativo. Porém, estudos revelam uma explicação surpreendente para esse fenômeno.
O QUE SIGNIFICA ACORDAR ÀS 3H DA MANHÃ?
Conforme apontam estudos de Greg Murray, do Centro de Saúde Mental da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, mostram que por volta de 30 das pessoas acorda às 3 horas da manhã. De acordo com a pesquisa, há uma explicação científica para esse padrão.
A neurobiologia do corpo humano passa por uma transição entre as 3 e 4 horas da manhã. Nesse período, o impulso para dormir é reduzido, enquanto a produção do hormônio do sono, a melatonina, atinge o pico e o hormônio do estresse, o cortisol, começa a crescer.
Essa mudança acontece para preparar o corpo para o dia que está por vir, mesmo em indivíduos com sono profundo.
Mesmo que muitos indivíduos não percebam essa transição, o estresse pode aumentar as chances de acordar durante esse "momento de virada" mencionado.
Além disso, nesse horário, pode acontecer uma limitação nos recursos mentais para lidar com emoções, levando a preocupações exacerbadas com problemas.
Para evitar acordar às 3 horas da manhã com frequência, é recomendado manter um horário regular de sono, evitando mudanças abruptas.
Praticar exercícios físicos regularmente, ter uma vida social saudável e se expor à luz solar durante o dia também são medidas benéficas.
Além disso, montar um ambiente propício para o sono, com um quarto escuro, confortável e sem distrações, e evitar o consumo de cafeína e alimentos pesados antes de dormir podem contribuir para um sono mais tranquilo e contínuo.
Se você continua acordando às 3 horas da manhã, o ideal é procurar orientação de um profissional de saúde especialista em sono, para que sua situação seja avaliada individualmente, e sejam sugeridos tratamentos específicos.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de insônia, procure um médico para investigação e início de tratamento.