MATERIAL QUE ERA FEITO O SUBMARINO QUE IMPLODIU
Segundo uma ex-diretora de finanças da OceanGate, fabricante da embarcação, revelou ao The Mirror que o submersível foi construído com estoque da Boeing, supostamente vencido.
A ex-funcionária, que optou por não se identificar, divulgou essa informação, lançando luz sobre a origem dos materiais utilizados na fabricação do submarino.
David Lochridge, ex-estagiário que foi demitido após alertar o CEO da OceanGate sobre a periculosidade da expedição, já temia uma catástrofe iminente devido aos mergulhos em alto mar realizados pela embarcação.
De acordo com Lochridge, o submarino Titan era composto por fibra de carbono e titânio, pesando mais de 10 toneladas e apresentando a forma de uma cápsula.
A escolha de materiais mais baratos visava reduzir os custos de fabricação e operação dos veículos subaquáticos.
Apesar do testemunho fornecido por esse ex-funcionário, ainda não há informações precisas sobre o número de submarinos construídos com materiais fora da validade, quantos testes foram realizados e quem exatamente fabricou essas embarcações.
A mídia dos Estados Unidos tem demonstrado hesitação em confiar nas declarações públicas de RUsh, CEO da OceanGate.
Um especialista mencionou em um blog que Rosh admitiu ter utilizado materiais vencidos, de acordo com o New Yorker.
O CEO afirmou: "Utilizei a fibra de carbono fornecida pela Boeing para construir o Titan, aproveitando um grande desconto, pois o material já havia passado do prazo de validade para uso em aviões".
VEJA A SEGUIR A SIMULAÇÃO DA IMPLOSÃO DO SUBMARINO TITAN