JEJUM INTERMITENTE EMAGRECE? Entenda QUAIS OS BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE e como fazer
O jejum intermitente é popularmente apontado como um hábito benéfico à saúde, e que favorece o emagrecimento.
De fato, há uma associação comprovada cientificamente entre o jejum intermitente e o emagrecimento, uma vez que essa prática favorece o déficit calórico (quando a ingestão de calorias é menor que o gasto) e combater a resistência à insulina.
O QUE É JEJUM INTERMITENTE?
O jejum intermitente consiste em alternar períodos sem o consumo de alimentos e período em que o consumo de alimentos é permitido. Isso pode ser organizado de diversas formas diferentes.
O QUE É JEJUM INTERMITENTE?
De modo geral, recomenda-se por volta de 16 horas de jejum, segundo a nutricionista Carmen Górriz em entrevista à revista Hola! Porém, esse tempo não é universal, e o cronograma do jejum deve ser organizado com a ajuda de um profissional, de acordo com as necessidades do organismo de cada um.
Segundo a nutricionista Carla Zaplana, é possível ingerir durante o jejum alguns alimentos que aumentam o metabolismo e a sensação de saciedade. É o caso de café e chás sem açúcar e água com vinagre de maçã, limão, açafrão ou pimenta.
A prática do jejum intermitente "força" o corpo a utilizar suas reservas energéticas para realizar as atividades do dia a dia, reduzindo a massa gorda.
BENEFÍCIOS DO JEJUM INTERMITENTE
Além disso, segundo diversos estudos o jejum intermitente é benéfico para o sistema cardiovascular, favorecendo a redução da inflamação, da pressão arterial e dos níveis de colesterol e triglicerídeos.
COMO FAZER JEJUM INTERMITENTE?
Para que a perda de peso seja duradoura, é importante realizar o jejum adequadamente. Isso significa manter uma alimentação balanceada nos períodos em que não se está de jejum.
É comum que pessoas que realizem o jejum intermitente ingiram alimentos ricos em gordura, açúcar e sódio, favorecendo o "efeito sanfona", com o ganho de peso após a perda proporcionada pela prática do jejum intermitente.
Para não causar riscos à saúde, o jejum intermitente deve ser realizado sob orientação de médico e/ou nutricionista. Caso feita sem supervisão e de modo inadequado, a prática pode gerar fraqueza, hipoglicemia, desidratação, dentre outros problemas.
Além disso, o jejum intermitente pode piorar o quadro de pessoas com tendência a bulimia, anorexia e outros distúrbios alimentares, além de pessoas com carências nutricionais ou outros problemas de saúde
CONTRAINDICAÇÕES
A realização de jejum intermitente é desaconselhada para diversos grupos, como idosos, crianças, gestantes e lactantes, além de pessoas com anemia, deficiência imunológica, diabetes tipo 1, dependência de insulina, infecções ou que usem medicamentos controlados.
CONTRAINDICAÇÕES
Além disso, a prática de jejum intermitente por pessoas com diabetes, problemas de saúde mental, transtorno alimentar, problemas de saúde pré-existentes ou que estejam abaixo do peso também não é recomendada.
IMPORTANTE
A manutenção da perda de peso, bem como a realização do jejum intermitente em si, podem ser complexas para diversos indivíduos. Por isso, é fundamental consultar profissionais de saúde especializados sobre se essa é a melhor forma de alcançar o emagrecimento para o seu caso específico.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento. Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo. Fontes da matéria: UOL, Terra e Metrópoles