SINTOMAS DO CÂNCER NO RETO: Veja os 6 PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER NO RETO e COMO TRATAR a doença

O câncer no reto é uma forma de câncer colorretal que afeta a porção final do intestino grosso. Estar ciente dos sinais e sintomas dessa doença é essencial para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz.

Sinais e Sintomas do Câncer no Reto:

1. Mudanças no Hábito Intestinal:

Mudanças nos hábitos intestinais, como diarreia, constipação ou uma sensação persistente de evacuação incompleta, por período prolongado podem ser sinais precoces de câncer no reto. Essas mudanças podem persistir por semanas ou meses.

IR PARA SOCIAL1

2. Sangramento Retal:

O sangramento do cólon do reto é um sintoma comum do câncer no reto, podendo ocorrer como sangue vermelho vivo nas fezes ou como fezes escuras e alcatroadas, indicando a presença de sangue digerido.

3. Dor ou Desconforto Abdominal:

A presença de dores abdominais persistentes, como cólicas ou desconfortos na parte inferior do abdômen pode ser um sinal de câncer no reto. Os sintomas podem variar de leves a intensos e podem ser acompanhados por inchaço abdominal.

4. Perda de Peso Inexplicada:

A perda de peso significante e inexplicável, sem alterações na dieta ou no estilo de vida, pode ser considerado um sintoma de câncer no reto.

5. Fadiga e Fraqueza:

A fadiga persistente e a fraqueza contínua podem ser sintomas de câncer no reto avançado, além de afetar o corpo de várias maneiras, podendo induzi-lo à deficiência de nutrientes e à fadiga constante.

6. Sensação de Incomodo ou Presença de um Caroço no Reto:

A sensação de desconforto ou a presença de um caroço no reto podem ser sinais de um tumor no local, percebido principalmente durante a evacuação ou ao tocar a região anal.

IR PARA SOCIAL1

Opções de Tratamento do Câncer no Reto:

O tratamento do câncer no reto depende do estágio da doença e pode incluir as seguintes opções:

1. Cirurgia:

A cirurgia é uma opção comum para o tratamento do câncer no reto que envolve a remoção parcial do reto (ressecção local) ou a remoção completa do reto e criação de uma nova passagem para as fezes (anastomose coloanal).

2. Radioterapia:

A radioterapia utiliza radiação para destruir as células cancerígenas. Pode ser usada antes da cirurgia para reduzir o tamanho do tumor, ou após a cirurgia para eliminar células cancerígenas remanescentes.

3. Terapia Alvo:

A terapia alvo é um tratamento direcionado que utiliza medicamentos para atacar especificamente as características genéticas ou moleculares das células cancerígenas, podendo ser usada em conjunto com a quimioterapia ou como tratamento adjuvante após a cirurgia.

4. Quimioterapia:

A quimioterapia utiliza medicamentos para combater as células cancerígenas em todo o corpo, sendo administrada antes ou após a cirurgia.

IR PARA SOCIAL1

Reconhecer os sinais e sintomas do câncer no reto é fundamental para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. Sendo indispensável a orientação médica em caso de apresentar qualquer um desses sintomas persistentes ou estiver preocupado com a sua saúde intestinal.

O diagnóstico precoce aumenta as chances de um tratamento bem-sucedido e uma recuperação favorável. Além disso, adotar um estilo de vida saudável, realizar exames de triagem regularmente e buscar cuidados médicos adequados são medidas importantes.

Procure um profissional de saúde para obter orientações personalizadas e informações atualizadas sobre sua condição.

PLANTAS QUE CURAM O COLESTEROL ALTO: Conheça 10 chás para baixar Colesterol

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories