PERDA DO CONTROLE FINANCEIRO
Devido a perda de habilidade de organização, o sintoma é um dos primeiros a aparecer. Como consequência, a pessoa esquee de pagar uma conta ou sente dificuldade em lidar com números.
Segundo um estudo da Escola de Saúde Pública Johns Hopkings Bloomberg descobriu que pacientes com demência tinham mais chances de perder pagamentos de contas at´seis anos antes do diagnóstico.
PERDA DE MEMÓRIA
A líder de Serviços de Informação do Alzheimer's Reseach UK, Katie Puckering, revelou que, normalmente, quando alguém perde as chaves, é comum refazer os passos. No entanto, em caso de demência, não consegue lembrar por onde passou.
CONFUSÃO COM DATAS
Uma característica desde os primeiros dias. Segundo a Associação de Alzheimer, as pessoas com diagnóstico tendem a perder noção de datas ou passagem do tempo.
PERDA DO SENSO DE HUMOR
As pessoas com demência podem aparentar serem retraídas ou deprimidas, além de terem desinteresse em hobbies que costumavam praticar.
DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO
O Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra relata que "lutar para seguir uma conversa ou encontrar a palavra certa" é um sintoma pre alerta precoce de demência.
A pessoa com demência pode, durante uma conversa, ter uma expressão confusa no rosto ou apenas sorrir ao invés de responder uma pergunta.
ESQUECER COMO USAR OBJETOS
Pessoas com demência podem se ver incapazes de realizar coisas que praticaram todos os dias, como abotoar uma camisa. Esse é um efeito colateral da perda de habilidades de coordenação.