VITAMINA B5: PARA QUE SERVE? Veja benefícios do ÁCIDO PANTOTÊNICO para a saúde e quais os sintomas de FALTA DE VITAMINA B5
Como andam suas taxas de vitaminas? Esse tipo de nutriente está ligado a diversas funções importantes no organismo humano, e em sua maioria, só pode ser absorvido através da alimentação.
VITAMINA B5: PARA QUE SERVE?
A vitamina B5, também conhecida como pantotenato ou ácido pantotênico, é uma vitamina do complexo B, que cumpre diversas funções fundamentais no corpo.
VITAMINA B5: PARA QUE SERVE?
A vitamina B5 está associada à manutenção da saúde dos ossos e também do sistema cardiovascular, além de atuar na produção de energia.
VITAMINA B5: PARA QUE SERVE?
Esse nutriente também é fundamental por atuar no metabolismo de proteínas, gorduras e carboidratos.
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B5
É recomendado o consumo diário de 5 mg de vitamina B5. O nutriente pode ser obtido por meio de alimentos como feijão-preto, castanha de caju, amendoim, farelo de trigo, semente de girassol, além de lentilha, soja, grão-de-bico e ervilha cozidos.
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B5
Além disso, a vitamina B5 também está presente em alimentos como gema de ovo, fígado de frango ou de boi, carnes magras, abacate e batata-doce.
FALTA DE VITAMINA B5
É raro apresentar deficiência de vitamina B5. Tal quadro costuma ocorrer em caso de desnutrição ou algum tipo de síndrome de má absorção da vitamina.
FALTA DE VITAMINA B5
A falta de vitamina B5 pode causar diversos sintomas, como fraqueza nos músculos, fadiga, insônia, desconforto estomacal leve e formigamento nas pernas e pés. Nesses quadros, pode ser necessário o consumo de suplementos, caso haja indicação de um médico ou nutricionista.
RISCOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA B5 SEM ACOMPANHAMENTO
Excesso de vitamina B5 causado pelo consumo sem orientação pode causar diarreia e gerar uma maior possibilidade de hemorragias, caso o suplemento seja tomado juntamente com antiagregantes plaquetários.
RISCOS DA SUPLEMENTAÇÃO DE VITAMINA B5 SEM ACOMPANHAMENTO
Suplementos de vitaminas e sais minerais, de modo geral, devem ser consumidos apenas sob orientação médica.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de deficiência de vitamina B5, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.
FONTES DA MATÉRIA
Eu Atleta, Hospital Albert Einstein e UOL.