VEGETAIS NO ALMOÇO E NO JANTAR
É recomendado acrescentar legumes e vegatis à dieta como porção principal do almoço e do jantar, porque eles darão mais saciedade, aliado a poucas calorias, o que favorece a perda de peso.
Além disso, os vegetais são ricos em fibras, vitaminas e minerais, que auxiliam a melhorar o funcionamento do intestino, melhorando o metabilismo e facilitando na desintoxicação do organismo, proporcionando energia.
PEQUENAS PORÇÕES DE CARBOIDRATO
É sugerido também uqe pequenas porções de carboidratos sejam consumidas, de preferência integrais, em cada refeição. Nisso, inclui pães, passas, arroz, farofa, bolos ou tapioca, por exemplo.
Pelo fato da quantidade a ser consumida é diferente de pessoa para pessoa, é interessante ser diminuída de forma progressiva. Outra dica de ouro é a substituição do macarrão por abobrinha ou berinjela.
PROTEÍNAS NOS LANCHES
É comum o consumo de fruta, torradas ou pão com café nos lanches. No entanto, o ideal é que tenha mais proteínas nessas refeições, porque elas gastam mais energia para serem digeridas, aumentando a saciedade.
A dica é comer uma fatia de pão integral com um ovo e uma fatia de queijo, iogurte natural com um pouco de nozes, panqueca integral com banana, canela e farinha de aveia ou uma vitamina de futas com amêndoas.
PROTEÍNAS COM BAIXO TEOR DE GORDURA
A proteína auxilia o emagrecimento porque aumenta a sensação de saciedade e favoree a formação de massa muscular. É importante consumir diariamente ccarnes como frango, peru sem pele, peixes, ovo, queijo branco e, no caso de carne vermelha, preferir cortes magros.
BEBER ÁGUA DIARIAMENTE
É importante que o consumo diário de água seja entre 2 a 2,5 litros. E outra dica é não beber o líquido com a comida, evitando assim que a pessoa fique saciada e não consuma a porção correspondente da refeição.
Água com limão é uma ótima pedida, porque ajuda a limpar o paladar e diminui a vontade de comer doces.
LIMITE NAS FRUTAS
O consumo das frutas é recomendado, mas com moderação. O ideal é que seja consumida "pura", não em forma de suco, porque é possível adquirir a maior quantidade de fibras, sendo duas ou três porções por dia.