PSYLLIUM: Conheça o REMÉDIO CASEIRO que SOLTA O INTESTINO e AJUDA A EMAGRECER
Você já ouviu falar no Psyllium? Trata-se de uma fibra que costuma ser apontada popularmente como possível tratamento para o intestino e remédio natural para emagrecimento.
Semelhante a trigo e aveia, o Psyllium tem origem na casca das sementes da planta Plantago Ovata, nativa da África, da Europa e da Ásia.
A fibra possui uma grande capacidade de absorção de água, aumentando até 20 vezes em volume junto a líquidos, como aponta a nutricionista Renata Buzzini para o Eu Atleta.
BENEFÍCIOS DO PSYLLIUM
De acordo com estudos diversos, o Psyllium gera uma melhora no metabolismo do corpo e de fato pode trazer diversos benefícios ao organismo.
PSYLLIUM SOLTA O INTESTINO E COMBATE A PRISÃO DE VENTRE
O Psyllium colabora com a regulação do intestino preso ou solto, ao aumentar a umidade e o volume das fezes, além de estimular o trânsito intestinal.
PSYLLIUM AJUDA A REGULAR AS TAXAS E A PRESSÃO
Além de ser benéfico ao intestino, o Psyllium também ajuda a promover o equilíbrio da pressão arterial e das taxas de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue.
PSYLLIUM EMAGRECE?
Por aumentar de volume quando hidratado, o Psyllium ocupa espaço no estômago, além de retardar o esvaziamento do órgão. Essas ações aumentam a sensação de saciedade, o que pode reduzir o consumo de alimentos e facilitar o emagrecimento.
PSYLLIUM: COMO CONSUMIR?
O ideal é consumir o Psyllium 30 minutos antes das refeições, dissolvido em um copo de água, de 1 a 3 vezes por dia - no caso de pessoas com mais de 12 anos - ou de 1 a 2 vezes, no caso de crianças de 6 a 12 anos.
PSYLLIUM: COMO CONSUMIR?
A proporção indicada é de 5g de Psyllium para 240 ml de água, mas o ideal é que o quantitativo adequado para cada pessoa seja prescrito por um profissional de saúde. A quantidade diária máxima de consumo é de 30g.
CONTRAINDICAÇÕES DO PSYLLIUM
O consumo do Psyllium é contraindicado para indivíduos com problemas no trato gastrointestinal, dificuldade de controle do diabetes e hipersensibilidade à planta que dá origem ao Psyllium, além de crianças menores de 6 anos.
CONTRAINDICAÇÕES DO PSYLLIUM
Pessoas que usam medicamentos laxantes devem consumi-los 30 minutos a 2 horas antes ou após consumir o Psyllium. Em geral, é indicado o consumo da fibra apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.
EFEITOS COLATERAIS DO PSYLLIUM
O Psyllium costuma ser bem absorvido pelo organismo, porém, seu consumo pode causar efeitos colaterais como dor e inchaço no abdômen, além de gases e diarreia, especialmente em caso de consumo em excesso.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento. Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.