PÉ DIABÉTICO: Entenda O QUE É PÉ DIABÉTICO e veja 5 sintomas do pé diabético
O diabetes mellitus se tornou uma questão alarmante de saúde pública global, e já afeta 537 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Federação Internacional de Diabetes.
O Brasil já é o 6º país em incidência de diabetes no mundo, com mais de 15,7 milhões de adultos acometidos pela doença.
O QUE É DIABETES?
O diabetes é uma síndrome caracterizada pela carência ou absorção insuficiente do hormônio insulina. A insulina é fabricada pelo pâncreas e atua na quebra da glicose para produzir energia para o organismo. A falta ou absorção imprópria de insulina acarreta taxas elevadas de açúcar no sangue.
COMPLICAÇÕES DO DIABETES
O diabetes possui dois tipos, e em ambos fornecem riscos de sérias complicações em diversos órgãos, como rins, coração e olhos. Uma das possíveis manifestações é o chamado pé diabético.
O QUE É PÉ DIABÉTICO?
O pé diabético consiste em um conjunto de alterações nos pés de pacientes cujo quadro da doença não está sob controle.
O QUE É PÉ DIABÉTICO?
O diabetes gera infecções e má circulação sanguínea nos membros inferiores, provocando infecções nos pés e feridas que não cicatrizam. Caso não seja aplicado o tratamento, o pé diabético pode ocasionar a amputação.
SINTOMAS DE PÉ DIABÉTICO
Entre os principais sintomas de pé diabético estão: dormência; falta de sensibilidade no local; queimação nas pernas e nos pés; falta de força nas pernas; e sensação de "agulhadas".
TRATAMENTO DE PÉ DIABÉTICO
O tratamento do pé diabético varia conforme a gravidade das lesões. Em feridas que não estejam infeccionadas, é recomendada limpeza e aplicação de curativos especiais.
TRATAMENTO DE PÉ DIABÉTICO
Caso haja infecção, são prescritos antibióticos orais ou venosos, e, em determinados casos, medicamentos que potencializem a circulação sanguínea na região. Casos mais graves podem requerer retirada de regiões da pele e amputação.
COMO PREVENIR O PÉ DIABÉTICO?
Entre as principais medidas de prevenção estão: higiene constante dos pés; hidratação da pele; uso de meia sem costura, preferencialmente de algodão; cortar as unhas com alicates ou tesouras com ponta arredondada; e evitar andar descalço, mesmo em ambientes de lazer como piscina ou praia.
COMO PREVENIR O PÉ DIABÉTICO?
Para quem tem diabetes, uma das formas de manter a saúde e evitar o pé diabético é a prática regula de exercícios físicos, como exercícios aeróbicos (corrida, caminhada, natação, dança, ou ciclismo), que favorecem o equilíbrio dos níveis glicêmicos.
COMO PREVENIR O PÉ DIABÉTICO?
O sapato ideal para quem possui diabetes e quer evitar o pé diabético também deve ter forro interior macio, sem costuras, e de tamanho ajustável por velcro ou cadarços. Os saltos devem ser quadrados, com no máximo 3 cm de altura. Além disso, não se deve usar calçados novos (ainda não amaciados), por mais de uma hora por dia.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de diabetes ou pé diabético, procure um médico para investigação e início de tratamento.
FONTES DA MATÉRIA
Ministério da Saúde, Agência Brasil, Escola Paulista de Medicina, Sociedade Brasileira de Diabetes e Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.