SINAIS DE SÍNDROME DE PATAU NO BEBÊ: Saiba quais são os SINTOMAS DA SÍNDROME DA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 13 e como é o DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE PATAU, do filho do cantor ZÉ VAQUEIRO
O cantor Zé Vaqueiro revelou por meio de comunicado veiculado em seu Instagram que seu filho Arthur, nasceu na última segunda-feira (24) com uma má formação congênita intitulada síndrome de Patau, também intitulada síndrome da trissomia do cromossomo 13. Após o nascimento, Arthur foi levado para a unidade de tratamento intensivo (UTI).
"Diante desta situação delicada, informamos o cancelamento dos shows do artista até a data de 17 de agosto", declarou a equipe por meio do comunicado.
Ingra Soares (foto), mãe do bebê, já recebeu alta do hospital. Além de Arthur, Zé Vaqueiro e Ingra já têm dois filhos: Nicole, de 13 anos, e Daniel, de 3.
O QUE É A SÍNDROME DE PATAU?
A síndrome de Patau é um fenômeno genético ocasionado pela presença de um cromossomo 13 a mais nas células do bebê.
A síndrome ocorre em 1 em cada 5 mil nascimentos e é mais comum em fetos do sexo feminino.
Cromossomos são estruturas formadas por DNA condensado, que carregam as características genéticas que cada pessoa herda de seus genitores. As células humanas têm 23 pares de cromossomos. 22 deles, numerados de 1 a 22, são responsáveis por características humanas variadas, enquanto o 23º par está associado às características sexuais.
A síndrome de Patau é uma alteração cromossômica chamada trissomia, caracterizada pela presença de 3 exemplares de um dos cromossomos ao invés de dois (nesse caso, há 3 cromossomos nº 13). Outro exemplo de trissomia é a do cromossomo 21 (síndrome de Down).
SINAIS DE SÍNDROME DE PATAU NO BEBÊ
A presença de três cromossomos 13 ocasiona um funcionamento inadequado das células e defeitos congênitos consideráveis. Há malformações nos orelhas, pés, cérebro, olhos e coração do bebê. Também podem ocorrer fendas na boca e doenças cardíacas.
SINAIS DE SÍNDROME DE PATAU NO BEBÊ
No quadro de síndrome de Patau, também podem estar presentes outras manifestações como polidactilia (dedos a mais nas mãos), microcefalia, redução nas dimensões do queixo, e doenças renais.
CAUSA DA SÍNDROME DE PATAU (SÍNDROME DA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 13)
A presença de síndrome de Patau no feto costuma estar associada à idade do óvulo. Gestações de pessoas com 35 anos ou mais trazem maior risco de manifestação da síndrome, mas também há casos em gestantes mais jovens.
DIAGNÓSTICO DA SÍNDROME DE PATAU: QUAIS EXAMES DIAGNOSTICAM A SÍNDROME DA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 13?
A síndrome de Patau pode ser diagnosticada durante o pré-natal, por ultrassom morfológico, por volta dos 5 meses de gravidez. Um exame cariótipo também pode ser realizado, para analisar se há alteração nos cromossomos do feto.
SÍNDROME DE PATAU TEM CURA? QUAL É O TRATAMENTO DA SÍNDROME DA TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 13?
A síndrome de Patau não tem cura. Para que o indivíduo que nasceu com a trissomia do cromossomo 13 tenha maior qualidade de vida, é necessário um acompanhamento médico multidisciplinar. É comum que pessoas com a síndrome de Patau não vivam mais que 10 anos.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento. A realização do pré-natal é fundamental para identificar possíveis riscos à saúde de gestante e feto.