VITAMINA C BAIXA: quais são os sinais, as causas e o que fazer

A vitamina C é muito conhecida por seu poderoso antioxidante, que neutraliza a ação dos radicais livres, moléculas que estão em constante formação no corpo e que em desequilíbrio podem ser prejudiciais à saúde.

O micronutriente também possui o sistema imunológico fortalecido, além de ter ação na absorção do ferro, na síntese do colágeno e na produção de neurotransmissores.

Quais são os sinais da deficiência de vitamina C?

IR PARA SOCIAL1

A ingestão insuficiente de vitamina C está relacionado a um aumento do risco de ocorrência de muitas doenças, principalmente a catarata.

Os sintomas iniciais de carência são: cansaço; fadiga; unhas e cabelos quebradiços; dificuldade de cicatrização de feridas; maior suscetibilidade a gripes e resfriados.

Quais são as quantidades ideais de vitamina C no organismo?

A quantidade ideal de ingestão diária de vitamina C pode variar, principalmente, de acordo com o gênero e a idade.

Em outras situações, como na gravidez, também há necessidade de maior aporte do micronutriente.

IR PARA SOCIAL1

Quais alimentos têm mais vitamina C?

Acerola, caju, goiaba, mamão, kiwi, morango, laranja, tangerina, abacaxi, limão, pimentão, couve, agrião, salsa, rúcula, brócolis e batata doce.

Vale destacar que, o essencial é manter uma alimentação equilibrada, que tenha de quatro a cinco porções de vegetais. Caso note os sintomas, procure um nutricionista ou um nutrólogo.

5 chás para perda de memória surpreendentes

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories