ÁCIDO FÓLICO ALTO NO SANGUE: Saiba quais os SINTOMAS do excesso de ÁCIDO FÓLICO e QUAIS ALIMENTOS TEM ÁCIDO FÓLICO

O ácido fólico, ou vitamina B9, é uma substância fundamental para o organismo, em especial na gravidez.

PARA QUE SERVE O ÁCIDO FÓLICO?

Também intitulado metilfolato e folato, o ácido fólico atua na divisão celular, e não é produzida pelo corpo, necessitando absorção via alimentação ou suplementação.

PARA QUE SERVE O ÁCIDO FÓLICO?

O ácido fólico ajuda a prevenir malformações no feto durante a gestação. Portanto, a suplementação da vitamina é recomendada para gestantes ou pessoas com útero que vem tentando engravidar.

IR PARA SOCIAL1

QUAIS ALIMENTOS TEM ÁCIDO FÓLICO?

Alguns exemplos de alimentos ricos em ácido fólico são laranja, rúcula, beterraba, brócolis, abacate, quiabo, couve-flor, espinafre, e castanhas.

ALIMENTOS E SUPLEMENTOS DE ÁCIDO FÓLICO

O ideal é reforçar o consumo dos alimentos que possuem ácido fólico durante a gravidez, mas nos primeiros três meses, a suplementação também deve ser realizada, em dose de 0,4 a 0,8 mg ao dia.

SUPLEMENTAÇÃO DE ÁCIDO FÓLICO

Em determinados casos, se houver desnutrição ou uso de remédios anticonvulsionantes, pode ser necessária a suplementação com dose de até 4 mg ao dia, a depender de prescrição médica.

CONSUMO DE ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO

A suplementação de ácido fólico deve ser realizada na gravidez, pois a falta a desse nutriente pode acarretar problemas no fechamento do tubo neural do feto, causando paralisias, lesões nos nervos, espinha bífida e/ou anencefalia.

ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO

Para pessoas que correm risco de engravidar (por não usarem contraceptivos) ou estão tentando ter filhos, o ideal é que a suplementação comece a ser feita de 2 a 3 meses antes de engravidar, caso haja indicação médica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

IR PARA SOCIAL1

BENEFÍCIOS DO ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO

O ácido fólico reduz em até 93% a probabilidade do feto apresentar problemas relacionados ao tubo neural.

BENEFÍCIOS DO ÁCIDO FÓLICO NA GESTAÇÃO

Além dos riscos citados, a falta de ácido fólico durante a gestação também pode piorar quadros de anemia.

QUAIS OS SINTOMAS DO EXCESSO DE ÁCIDO FÓLICO?

Caso haja um consumo excessivo de vitamina B9 através da alimentação, o excesso é eliminado pelos rins. Porém, caso haja um excesso no consumo via suplementos, podem surgir alguns sintomas, como vômito, coceira, dor no abdômen, hipersensibilidade e náuseas.

QUAIS OS SINTOMAS DO EXCESSO DE ÁCIDO FÓLICO?

Porém, caso haja um excesso no consumo via suplementos, podem surgir alguns sintomas, como vômito, coceira, dor no abdômen, hipersensibilidade e náuseas.

IMPORTANTE

A suplementação de ácido fólico deve ser realizada apenas com indicação e orientação médica. O consumo de suplementos sem orientação médica pode causar um excesso da substância, que gera sintomas como náuseas, vômito, dor abdominal e coceira.

IR PARA SOCIAL1

COLÁGENO PARA PELE: TOMAR COLÁGENO FUNCIONA? Confira benefícios do colágeno, qual o MELHOR COLÁGENO para PELE E ARTICULAÇÕES e entenda se COLÁGENO HIDROLISADO FUNCIONA

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories