ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A MEMÓRIA: Confira 6 alimentos que estimulam a PERDA DE MEMÓRIA e veja alimentos BONS PARA A MEMÓRIA
PERDA DE MEMÓRIA
É preciso ficar atento a problemas na memória! Afinal, esquecer pequenas coisas no dia a dia é muito comum, mas caso o esquecimento seja uma tendência muito frequente, pode trazer prejuízos pessoais e profissionais significativos.
ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A MEMÓRIA
A alimentação é uma das questões que podem trazer uma influência negativa no cérebro e na qualidade da memória. Veja a seguir alguns alimentos que podem prejudicar o foco e a memória, segundo declarações de Uma Naidoo, professora da escola de Medicina da Universidade de Harvard (EUA), em matéria do Eu Atleta.
AÇÚCAR REFINADO
Níveis elevados de glicose podem causar danos ao hipocampo, área do cérebro que cuida da memória. Assim, deve-se evitar o consumo açúcar refinado e alimentos que sejam ricos nessa substância, como ketchup e outros tipos de molhos e temperos prontos.
FRITURAS
De acordo com pesquisa com mais de 18 mil indivíduos, uma alimentação rica em frituras gera uma piora na memória e na cognição. O mais recomendado é recorrer primariamente a comidas assadas ou cozidas no vapor.
ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS
O consumo constante de ultraprocessados (como refrigerantes, biscoitos recheados e macarrão instantâneo) favorece o encurtamento dos telômeros, estruturas que previnem o desgaste do material genético. Esse quadro potencializa o envelhecimento das células e o desenvolvimento de doenças degenerativas.
ÓLEOS ULTRAPROCESSADOS
Óleos ultraprocessados são ricos em ômega-6, gordura que, em quantidades excessivas, pode inflamar o cérebro. Desse modo, o ideal é evitar o uso de óleo de soja ou milho, favorecendo o uso de óleo de coco ou azeite de oliva.
ADOÇANTES ARTIFICIAIS
Aspartame, sucralose, sacarina e outros tipos de adoçantes artificiais aumentam o número de bactérias prejudiciais no estômago, acarretando alterações de humor. O aspartame, especificamente, potencializa a liberação de radicais livres que prejudicam o cérebro.
ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A MEMÓRIA - ÁLCOOL
Conforme aponta matéria do UOL, o consumo excessivo de álcool pode causar desidratação e retirar do organismo nutrientes como vitamina A e magnésio, o que atrapalha o funcionamento do cérebro.
ALIMENTOS BONS PARA MEMÓRIA
Além disso, alguns alimentos podem fazer bem à memória, ajudando a reduzir o esquecimento no dia a dia.
OVOS
Ovos possuem colina e também serina, que participa da síntese de dopamina, um hormônio importantíssimo para a atenção.
VEGETAIS VERDE-ESCUROS
Vegetais como espinafre e brócolis ajudam a prevenir a oxidação dos neurônios. O ideal é consumir meia xícara por semana.
PEIXES RICOS EM GORDURAS BOAS
Certas gorduras benéficas para o organismo, como ômega 3, fazem bem à memória, e podem ser obtidas por meio do consumo de peixes como atum, truta, sardinha e salmão.
ABACATE
O abacate é rico em magnésio, que favorece a transmissão de impulsos nervosos no cérebro. A fruta também possui folato e vitamina E, substâncias benéficas para os neurotransmissores.
CASTANHAS E NOZES
Oleaginosas, como nozes e castanhas, são ricas em selênio, um mineral que protege os neurônios, e também em vitamina E, que favorece a saúde do cérebro.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de perda de memória, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo, consulte um nutricionista ou nutrólogo.