ÓLEO DE AMÊNDOAS: PARA QUE SERVE? Confira os benefícios do ÓLEO DE AMÊNDOAS para PELE E CABELOS e saiba como usar óleo de amêndoas para ESTRIAS
O óleo de amêndoas pode ser uma alternativa interessante para cuidados com a beleza, em especial, para pele e cabelos.
As amêndoas são sementes que provém da amendoeira (Prunus dulcis), e que além de cumprirem funções culinárias, podendo ser transformadas em um leite vegano, possuem propriedades benéficas à saúde.
NUTRIENTES DO ÓLEO DE AMÊNDOA
Amêndoas são ricas em minerais como zinco e potássio, bem como nas vitamina E, A e do complexo B, além dos ácidos oleico e linoleico.
ÓLEO DE AMÊNDOAS DÁ BRILHO E HIDRATA A PELE
O óleo de amêndoas traz diversos benefícios à pele, deixando seu tom mais uniforme, reduzindo a inflamação e hidratando a superfície cutânea. Esses fatores contribuem para uma pele mais jovem e fresca.
ÓLEO DE AMÊNDOAS DIMINUI OLHEIRAS
Por sua ação anti-inflamatória e antioxidante, o óleo de amêndoa diminui as olheiras e o inchaço na pele. O aspecto inchaço pode ser aliviado massageando o óleo por volta dos olhos.
ÓLEO DE AMÊNDOAS COMBATE ESTRIAS E CICATRIZES
O óleo de amêndoa combate estrias, cicatrizes de acne e danos causados pela exposição solar, por conter componentes como o zinco e a vitamina E. Pode ser utilizado também para prevenção de estrias durante a gravidez.
ÓLEO DE AMÊNDOAS FORTALECE O CABELO
O óleo de amêndoa, por possuir vitamina B7, fortalece os fios capilares, potencializando também o crescimento do cabelo e condicionando os folículos capilares.
ÓLEO DE AMÊNDOAS COMBATE A CASPA
O óleo de amêndoas ajuda a retirar células mortas da pele localizadas no couro cabeludo, além de possuir propriedades antibacterianas. Com isso, massagear o couro cabeludo com o óleo combate caspa e coceira.
COMO USAR ÓLEO DE AMÊNDOAS NA PELE?
Segundo matéria da Glamour, uma boa dica é aplicar o óleo de amêndoas depois do banho, em áreas mais ressecas da pele, como joelhos e cotovelos, ou onde achar necessário.
COMO USAR ÓLEO DE AMÊNDOAS NA PELE?
O ideal é evitar a aplicação em locais mais oleosos, como testa, nariz e queixo, pois a presença de ainda mais óleo pode obstruir os poros e piorar quadros de acne, como aponta o dermatologista Daniel Cassiano em matéria da Glamour.
COMO USAR ÓLEO DE AMÊNDOAS NO CABELO?
Segundo o site eCycle, o óleo de amêndoas pode ser aplicado nos cabelos antes da lavagem, misturado com o condicionador ou após a realização da rotina capilar. Alguns exemplos de uso são no preparo de máscara capilar hidratante com óleo de amêndoas, óleo de coco e abacate.
COMO USAR ÓLEO DE AMÊNDOAS NO CABELO?
Porém, o site adverte que o óleo não deve ser usado como protetor térmico, e aplicá-lo antes do uso de instrumentos que aquecem o cabelo, como chapinha ou secador, pode causar queima dos fios ou do couro cabeludo.
CONTRAINDICAÇÕES DO ÓLEO DE AMÊNDOAS
O uso do óleo de amêndoas na pele é contraindicado apenas a pessoas alérgicas a nozes. Esse grupo deve evitar a aplicação, que nesse caso pode causar danos à pele.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de algum problema de saúde, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para orientações personalizadas sobre cuidados para pele ou cabelo, consulte um dermatologista. Fontes da matéria: L'Officiel, Glamour e eCycle.