CRISE DE ANSIEDADE: como controlar crise de ansiedade sozinha? Saiba como acalmar uma pessoa com crise de ansiedade
Ter uma crise de ansiedade não é uma experiência agradável, especialmente quando vivenciada pela primeira vez. O desconhecimento dos sintomas provoca ainda mais medo e inquietação, pois não se sabe o que está acontecendo com o corpo e a mente.
Daí a necessidade e a urgência de ampliar o repertório de informações a respeito, a fim de criar um ambiente cada vez mais favorável ao atendimento das necessidades reais dessas pessoas.
Como controlar a crise de ansiedade?
Primeiro, tente desviar a atenção dos sintomas, diminua o ritmo da respiração, relaxe os músculos, se distraia e use a imaginação guiada.
Como tratar a ansiedade?
Uma vez diagnosticado, o transtorno de ansiedade demanda tratamento com psicólogo e/ou psiquiatra, a depender de cada caso. É fundamental considerar ainda que as crises de ansiedade podem ser sinal da presença de outros transtornos.
Como acalmar uma pessoa com crise de ansiedade?
É compreensível ficar preocupado ou assustado quando uma pessoa próxima tem uma crise de ansiedade, principalmente quando ela ocorre inesperadamente. Para ajudar alguém com crise de ansiedade, você precisa manter a calma e evitar se desesperar.
1. Encoraje a pessoa a respirar
Encoraje a pessoa em crise de ansiedade a respirar profundamente para quebrar o ritmo da respiração ofegante e promover o relaxamento muscular, bem como a desaceleração do pensamento.
2. Tente alertar a pessoa gentilmente sobre a situação
Converse com a pessoa em crise sobre o que está acontecendo, deixando-a saber que está tendo uma crise de ansiedade e não precisa se preocupar, pois ela é passageira.
3. Ajude a pessoa a se manter na realidade
A pessoa em crise normalmente tem a sua percepção da realidade ofuscada pelo medo. Durante uma crise de ansiedade, os pensamentos passam pela mente de maneira desconexa.
4. Ajude a pessoa a ir para um ambiente mais tranquilo
Ambientes com muitos estímulos — barulhos, luzes fortes, movimentação de pessoas — podem contribuir para o desconforto emocional durante uma crise.
5. Tente distrair a pessoa
Se você perceber o aparecimento dos primeiros sintomas da crise de ansiedade, converse com a pessoa ansiosa para distraí-la.
6. Procure estudar sobre ansiedade
Se você convive com uma pessoa com ansiedade, procure conhecer como os sintomas ansiosos afetam o seu comportamento e bem-estar.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.