MAMONA: Pode comer mamona? Qual a função da folha de mamona? Confira para que serve a mamona
O óleo de mamona, também conhecido por azeite de mamona e óleo de rícino, é extraído da planta pertencente à espécie de nome científico Ricinus communis L.
Pode comer mamona?
A mamona, cujo nome científico é Ricinus communis, é considerada a planta mais venenosa do mundo e não deve jamais ser ingerida.
É uma planta em forma de arbusto, com uma parte ramificada na cor verde avermelhada, podendo variar de coloração dependendo da região. Pode atingir de um a seis metros de altura.
Para que serve a mamona?
Industrialmente, o óleo de mamona é usado na fabricação de tintas, vernizes, plásticos, colas, como matéria-prima de náilon e lubrificantes, por ser estável tanto em baixas como em altas temperaturas.
Além disso, pode ser utilizado em compressores, transformadores e também na formulação de lubrificantes biodegradáveis.
Qual é o efeito da mamona?
A planta possui alguns efeitos benéficos para saúde, confira alguns a seguir.
Laxante poderoso
Um dos usos medicinais mais conhecidos do óleo de mamona é como laxante natural. Ele aumenta o movimento dos músculos intestinais, ajudando a expelir o bolo fecal e aliviar a constipação intestinal.
Creme hidratante natural
O óleo de mamona é rico em ácido ricinoleico, um ácido graxo monoinsaturado. Esses tipos de gorduras agem como umectantes e podem ser usados ??para hidratar a pele.
Acelera a cicatrização de feridas
Aplicar óleo de mamona nas feridas confere umidade à pele, melhorando o processo de cura.
Poderoso anti-inflamatório tópico
O ácido ricinoleico, o principal ácido graxo encontrado no óleo de mamona, contém propriedades anti-inflamatórias impressionantes.
Reduz as espinhas
A acne é uma doença da pele que gera pus e protuberâncias dolorosas no rosto e no corpo. A planta pode ajudar contra as espinhas.
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de qualquer doença, procure um médico para investigação e início de tratamento.