Pode beber CERVEJA antes de dormir?
Estudo mostra como álcool afeta o sono
Cerveja antes de dormir
Muitas pessoas têm o hábito de usar bebidas alcóolicas para induzir o sono de forma mais rápido. No entanto, o efeito desse hábito pode não ser tão bom assim.
Segundo uma pesquisa do Instituto MRI Global, o consumo de bebidas alcoólicas antes de deitar pode afetar a qualidade do sono.
Frequência cardíaca
O pesquisador Ian Colrain explica que os efeitos negativos estão relacionados ao fato de que o álcool aumenta a frequência cardíaca.
Essa frequência cardíaca elevada permanece enquanto a pessoa dorme e não epenas durante o consumo da bebida, segundo Colrain.
Sono REM
Por conta disso, o álcool pode atrapalhar o sono REM, que é o estágio mais profundo do sono, quando o corpo realmente descansa.
Isso faz com que o indivíduo que consumiu álcool antes de dormir, como a cerveja, acorde sem se sentir completamente descansado.
A pesquisa foi realizada com 24 adultos que sofrem de insônia, mas que não apresentam histórico de dependência de álcool.
Em um primeiro momento, eles chegaram a apresentar um tempo maior de sono. Porém, esse efeito positvo desapareceu com o tempo.
Cerca de uma semana após o início do experimento, os participantes passaram a ingerir mais álcool, indicando que além da perda do efeito positivo de mais tempo de sono houve também o aumento de chances de dependência alcoólica.
Como ter um sono melhor?
Para melhorar a qualidade do sono, é recomendado estabelecer uma rotina regular de horários para dormir e acordar, criar um ambiente de sono confortável, escurecendo o quarto, mantendo uma temperatura adequada e reduzindo ruídos.
Praticar atividades relaxantes antes de deitar, como leitura ou meditação, e limitar a exposição à luz intensa de dispositivos eletrônicos também são estratégias úteis.
Busque ajuda
É importante procurar ajuda profissional caso você sofra há muito tempo com problemas para dormir, como a insônia.