CAFÉ CORTA EFEITO DA CREATINA: VERDADE OU MITO?
Veja resposta de nutricionistas especializados em ganho de massa muscular >>>
O café é uma paixão nacional. Já a creatina é uma queridinha de quem faz musculação. No entanto, pesquisas mostram o que acontece quando os dois são misturados...
Tanto a cafeína quanto a creatina são suplementos ergogênicos, ou seja, eles podem potencializar o ganho de força e de massa magra.
PODE TOMAR CAFÉ COM CREATINA?
"A maioria dos estudos mostra que o consumo concomitante da cafeína e creatina parece não ter efeitos negativos na performance, e pode inclusive ajudar a promover o aumento da potência e de força", disse a nutricionista Laís Gouveia, em entrevista ao "EU ATLETA", do Globo Esporte.
MAS ATENÇÃO!
Não se deve consumir creatina e cafeína sem passar por um médico especialista que faça as recomendações corretas e específicas para a sua saúde e processo de ganho de massa muscular.
Quem tem insuficiência renal, por exemplo, não deve consumir creatina.
Já quem tem problemas cardiovasculares não deve consumir cafeína.
RISCO DE DESIDRATAÇÃO
Ainda segundo a nutricionista ouvida pelo GE, o consumo de creatina com café pode causar desidratação por causa do poder diurético da cafeína.
QUANTIDADE DE CREATINA QUE PODE SE INGERIR POR DIA?
De acordo com os nutricionistas, cada pessoa só deve consumir de 3g a 5g de creatina por dia.
HORÁRIO CERTO DE TOMAR A CREATINA
Não há um horário "certo". Você pode consumir creatina qualquer horário do dia. Ao acordar, durante um lanche ou até antes de dormir.
A creatina é conhecida por melhorar a performance em treinos, fornecendo maior energia para as células dos músculos.
Consulte seu médico ou nutricionista antes de fazer qualquer alteração no protocolo alimentar com objetivo de ganho de massa muscular.