QUAL A DIFERENÇA DE CÂNCER DE PELE MELANOMA E NÃO MELANOMA? Veja os SINTOMAS e como TRATAR o CÂNCER DE PELE

O câncer de pele:

O câncer de pele representa 30% dos casos de câncer em todo País. O câncer de pele é dividido em melanoma e não melanoma.

Câncer de pele não melanoma:

Segundo informações do Ministério da Saúde, o câncer de pele não melanoma é o mais comum no Brasil, representando 30% de todos os tumores malignos. Comumente diagnosticado em pessoas com mais de 40 anos, porém raro em crianças e pessoas negras.

O câncer de pele melanoma:

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pele melanoma representa apenas 4% dos casos de câncer no Brasil. O câncer de pele melanoma é considerado mais grave devido ao alto risco de disseminar a doença para outros órgãos.

IR PARA SOCIAL1

Sintomas do câncer de pele melanoma:

Um dos principais sintomas do câncer de pele melanoma é o aparecimento de manchas com bordas irregulares na pele, com coceira e descamação.

Sintomas do câncer de pele não melanoma:

O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas mais expostas ao sol, apresentando manchas que podem coçar, sangrar, descamar e causar ardor. Além disso, é possível o aparecimento de feridas que levam mais de 4 semanas para cicatrizar.

Como se prevenir do câncer de pele?

Em ambos os casos, é recomendável evitar a exposição aos raios solares das 10h às 16h, quando estão mais intensos. Além disso, é aconselhável adotar medidas de proteção adequadas, como vestir roupas de proteção, usar protetor solar e aplicar protetor labial específico.

Detecção precoce:

Assim como em outros tipos de câncer, é muito importante que o câncer de pele seja identificado já em sua fase inicial, para aumentar as chances de remissão da doença.

O câncer de pele pode ser detectado a partir de exames clínicos, laboratoriais, endoscópios ou radiológicos.

IR PARA SOCIAL1

Diagnóstico do câncer de pele:

O diagnóstico da doença é normalmente feito por um dermatologista, através de um exame clínico. Em alguns casos é necessário o uso de dermatoscopia ou até mesmo de biopsia.

Confira na matéria completa qual os diferentes tratamentos para ambos os tipos da doença:

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories