Pode beber e dirigir? Mesmo um inofensivo copinho de cerveja, pode causar verdadeiros problemas na direção. Pensando em quem precisa dirigir, mas, ainda assim, consumiu bebida alcoólica, confira as informações sobre quanto tempo o álcool fica no sangue e como eliminar de forma rápida
Lei Seca no Brasil
De acordo com a lei brasileira, é proibido a condução de automóveis com mais de 0,2g de álcool por litro de sangue. Com base nisso, veja mais informações sobre a detecção do álcool:
Quanto tempo a cerveja fica no sangue?
O álcool chega no sangue em aproximadamente 30 minutos após o consumo, se você estiver de estômago vazio. Caso já tenha realizado uma refeição, a absorção pode acontecer em até 1 hora depois da primeira dose. Essas informações são do Canaltech.
Quanto tempo para detectar álcool no sangue?
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teste de alcoolemia detectam rastros de álcool até 12 horas após ingestão. Logo, a recomendação é aguardar 12 horas para começar a dirigir.
12h para uma latinha de cerveja
De acordo com a Globo, o especialista em medicina do Tráfego, Dirceu Alves, afirmou que as 12h de aguardo para não detectar álcool no teste realizado pelas autoridades de trânsito são referentes a quantidade de uma latinha de cerveja (cerca de 200 ml)
Caminho do álcool no corpo
O álcool da cerveja entra na corrente sanguínea antes mesmo de chegar ao fígado, onde a substância é transformada em acetaldeído e depois acetato. Em seguida, é convertido em calorias, para ser finalmente eliminado ao se tornar água e dióxido de carbono.
Como eliminar o álcool do corpo?
Café, água, comer doce ou até mesmo fazer exercícios. Essas técnicas de nada valem para eliminar o álcool do corpo, uma vez não aceleram o metabolização da substância.
Bafômetro
Muitas vezes, os métodos com ingestão de alimentos ou fazer exercícios têm o objetivo de evitar a detecção pelo etilômetro, também conhecido como bafômetro. Contudo, nada é funcional uma vez que a detecção do álcool é pelos pulmões.
Risco do álcool ao assumir a direção
Lembre-se: se beber, não dirija. O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor, além de também causar sonolência.