FERRITINA ALTA CAUSAS E SINTOMAS: Veja 5 sintomas de ferritina alta e saiba como é o tratamento
A sua ferritina está alta ou baixa? Desequilíbrios no quantitativo dessa substância no corpo podem indicar diversos problemas de saúde.
A ferritina é uma proteína que integra a formação da hemoglobina e participa da estocagem de ferro no organismo, dentre outras funções.
A quantidade mínima ideal de ferritina no sangue é de 150 ng/mL, mas fatores diversos podem desencadear quadros de ferritina baixa ou alta.
Avaliar os níveis de ferritina no sangue auxilia no mapeamento de falta de ferro, inflamações e outras enfermidades
FERRITINA BAIXA - CAUSAS
Níveis baixos de ferritina são frequentemente ocasionados por uma deficiência de ferro no organismo.
FERRITINA BAIXA - CAUSAS
Além disso, também podem ser causados por quadros como hipotireoidismo, intolerância a glúten, doença celíaca ou por gravidez.
SINTOMAS DE FERRITINA BAIXA
Entre os principais sintomas de ferritina baixa estão: dificuldades de memória; queda capilar; unhas quebradiças; alterações no sono; fadiga; ressecamento na pele e indisposição.
COMO AUMENTAR FERRITINA?
Quadros de ferritina baixa podem ser combatidos, a depender de indicação e orientação médica, com a reposição de ferro intravenosa ou adoção de dieta rica em ferro, com alimentos como carne vermelha ou de frango.
FERRITINA ALTA - CAUSAS
A ferritina alta é frequentemente ocasionada por um excesso de inflamação no organismo, motivado por fatores como hipertensão, diabetes, gordura excessiva ou problemas de imunidade.
FERRITINA ALTA - CAUSAS
Além disso, altos níveis de ferritina também podem ser causados por doenças relacionadas ao fígado e algumas variedades de câncer.
SINTOMAS DE FERRITINA ALTA
Entre os principais sintomas de ferritina alta estão: impotência sexual; dor nas articulações; perda de peso; arritmia cardíaca; e mudanças no ciclo menstrual.
TRATAMENTO DA FERRITINA ALTA
A redução da ferritina pode envolver diversos fatores, como mudanças de hábitos alimentares e de sono e medicamentos, suplementos, a depender de orientação médica.
TRATAMENTO DA FERRITINA ALTA
Uma dieta que visa reduzir os níveis de ferritina pode incluir alimentos como brócolis, espinafre e carne vermelha, evitando-se frutas cítricas, feijão e leguminosas.
IMPORTANTE
Esta matéria não substitui um diagnóstico médico, nem o tratamento adequado a ser prescrito por um profissional de saúde. Se suspeita de ferritina alta ou baixa, procure um médico para investigação e início de tratamento.
IMPORTANTE
Para devida orientação sobre alimentação saudável e específica para seu organismo.