Pode beber e dirigir? Mesmo um inofensivo copinho de cerveja, pode causar verdadeiros problemas na direção. Pensando em quem precisa dirigir, mas, ainda assim, consumiu bebida alcoólica, confira as informações sobre quanto tempo o álcool fica no sangue e como eliminar de forma rápida

Lei Seca no Brasil

De acordo com a lei brasileira, é proibido a condução de automóveis com mais de 0,2g de álcool por litro de sangue. Com base nisso, veja mais informações sobre a detecção do álcool:

Quanto tempo a cerveja fica no sangue?

O álcool chega no sangue em aproximadamente 30 minutos após o consumo, se você estiver de estômago vazio. Caso já tenha realizado uma refeição, a absorção pode acontecer em até 1 hora depois da primeira dose. Essas informações são do Canaltech.

Quanto tempo para detectar álcool no sangue?

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), teste de alcoolemia detectam rastros de álcool até 12 horas após ingestão. Logo, a recomendação é aguardar 12 horas para começar a dirigir.

IR PARA SOCIAL1

12h para uma latinha de cerveja

De acordo com a Globo, o especialista em medicina do Tráfego, Dirceu Alves, afirmou que as 12h de aguardo para não detectar álcool no teste realizado pelas autoridades de trânsito são referentes a quantidade de uma latinha de cerveja (cerca de 200 ml)

Caminho do álcool no corpo

O álcool da cerveja entra na corrente sanguínea antes mesmo de chegar ao fígado, onde a substância é transformada em acetaldeído e depois acetato. Em seguida, é convertido em calorias, para ser finalmente eliminado ao se tornar água e dióxido de carbono.

Como eliminar o álcool do corpo?

Café, água, comer doce ou até mesmo fazer exercícios. Essas técnicas de nada valem para eliminar o álcool do corpo, uma vez não aceleram o metabolização da substância.

Bafômetro

Muitas vezes, os métodos com ingestão de alimentos ou fazer exercícios têm o objetivo de evitar a detecção pelo etilômetro, também conhecido como bafômetro. Contudo, nada é funcional uma vez que a detecção do álcool é pelos pulmões.

IR PARA SOCIAL1

Risco do álcool ao assumir a direção

Lembre-se: se beber, não dirija. O álcool reduz os reflexos e a capacidade de reação do condutor, além de também causar sonolência.

Qual o valor da multa por embriaguez ao volante?

Quem dirige embriagado pode ser multado em R$ 2.934,70. Se o motorista for flagrado novamente pelo bafômetro no período de um ano, a multa dobra.

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em social1

IR PARA SOCIAL1

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories