CURIOSIDADE

Saiba quando você será vacinado contra a covid-19 no Brasil

Plataforma utiliza dados disponibilizados pelos estados para estimar prazo até o dia da vacinação

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 09/04/2021 às 12:57 | Atualizado em 09/04/2021 às 13:05
Notícia
X

O site chamado "Quando vou ser vacinado?" utiliza dados oficiais dos estados brasileiros para calcular a previsão em que cada pessoa deve receber o imunizante contra a covid-19. A plataforma é gerida por voluntários, e atua por meio de doações. Para ter acesso à estimativa, o usuário precisa apenas informar a idade, o estado onde mora e marcar se faz ou não parte do grupo prioritário previsto Plano Nacional de Imunização (PNI).

Os criadores explicam que o cálculo é feito a partir de uma média de 7 dias de vacinação por estado, com dados coletados diariamente pelo Projeto Coronavírus Brasil. Do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são recolhidos o recorte dos estados por idade e a projeção da população brasileira. Já para os grupos prioritários, leva-se em consideração a estratégia de vacinação contra Influenza/H1N1 de 2020 disponibilizado pelo DataSUS.

A ferramenta também deixa claro que as previsões podem mudar diariamente e estão suscetíveis a mudanças de regras e leis da federação, estados e cidades, e pede para que cada pessoa se informe nos sites dos governos e através de portais confiáveis. Também enfatiza que os grupos prioritários seguem o PNI, e estão suscetíveis a alteração ou priorização por governos estaduais e municipais.

Tags

Autor