Golpe no WhatsApp promete falso kit do Boticário para o Dia das Mães
Pessoas mal intencionadas se aproveitam de celebrações para aplicar armadilhas através das redes sociais, geralmente envolvendo marcas já conhecidas dos brasileiros
A data em que se comemora o Dia das Mães está se aproximando, mas é preciso ficar atento! Todo ano, pessoas mal intencionadas se aproveitam da celebração para aplicar golpes através do WhatsApp e outras redes sociais, geralmente envolvendo marcas já conhecidas dos brasileiros. Umas das armadilhas que está circulando promete um falso prêmio da marca O Boticário.
Através de mensagens enviadas pelo aplicativo, um antigo golpe faz milhares de vítimas todo ano. O texto compartilhável indica que os usuários cliquem em um link suspeito em troca de um suposto kit para o Dia das Mães, com produtos na empresa de cosméticos. Ao clicar, as pessoas caem em sites que roubam informações pessoais e podem instalar vírus no aparelho.
A O Boticário já emitiu um comunicado outras vezes afirmando que não faz sorteio de kits de Dia das Mães via WhatsApp e que este links são suspeitos. A única interação oficial da empresa é via site oficial.
O link geralmente disponibilizado pelo golpe é "follow.ru/boticário". No endereço, os criminosos podem pedir demais informações pessoais como CPF, nome da vítima e endereço. Algumas mensagens ainda falam para compartilhar o link com seus contatos, fazendo com que a própria vítima viralize o golpe.
Outro fator que contribui para dar "credibilidade" ao golpe é que foram cadastradas 3.634 lojas verdadeiras da O Boticário para que o usuário escolha em qual delas quer retirar os produtos.
Como se proteger
Os especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no aparelho eletrônico em que se usa o WhatsApp, para oferecer mais proteção. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.
As recomendações básicas também sempre evitam transtornos: sempre consultar se a promoção existe, de fato, nos canais oficiais das empresas; não clicar em URLs com finais incomuns ou textos com erro de português; desconfiar de conteúdos muito chamativos, promoções improváveis ou notícias apelativas; perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem compartilhada; avaliar sempre criticamente mensagens que outros usuários pedem que você compartilhe; não responder pedidos de desconhecidos para compartilhar dados pessoais.