Cibercrime

Golpe no WhatsApp promete falso kit do Boticário para o Dia das Mães

Pessoas mal intencionadas se aproveitam de celebrações para aplicar armadilhas através das redes sociais, geralmente envolvendo marcas já conhecidas dos brasileiros

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/05/2021 às 12:33 | Atualizado em 07/05/2021 às 12:34
Notícia
X

A data em que se comemora o Dia das Mães está se aproximando, mas é preciso ficar atento! Todo ano, pessoas mal intencionadas se aproveitam da celebração para aplicar golpes através do WhatsApp e outras redes sociais, geralmente envolvendo marcas já conhecidas dos brasileiros. Umas das armadilhas que está circulando promete um falso prêmio da marca O Boticário.

Através de mensagens enviadas pelo aplicativo, um antigo golpe faz milhares de vítimas todo ano. O texto compartilhável indica que os usuários cliquem em um link suspeito em troca de um suposto kit para o Dia das Mães, com produtos na empresa de cosméticos. Ao clicar, as pessoas caem em sites que roubam informações pessoais e podem instalar vírus no aparelho.

A O Boticário já emitiu um comunicado outras vezes afirmando que não faz sorteio de kits de Dia das Mães via WhatsApp e que este links são suspeitos. A única interação oficial da empresa é via site oficial.

O link geralmente disponibilizado pelo golpe é "follow.ru/boticário". No endereço, os criminosos podem pedir demais informações pessoais como CPF, nome da vítima e endereço. Algumas mensagens ainda falam para compartilhar o link com seus contatos, fazendo com que a própria vítima viralize o golpe.

Outro fator que contribui para dar "credibilidade" ao golpe é que foram cadastradas 3.634 lojas verdadeiras da O Boticário para que o usuário escolha em qual delas quer retirar os produtos.

Como se proteger

Os especialistas recomendam a utilização de um programa de segurança no aparelho eletrônico em que se usa o WhatsApp, para oferecer mais proteção. Além disso, é preciso manter o sistema operacional sempre atualizado.

As recomendações básicas também sempre evitam transtornos: sempre consultar se a promoção existe, de fato, nos canais oficiais das empresas; não clicar em URLs com finais incomuns ou textos com erro de português; desconfiar de conteúdos muito chamativos, promoções improváveis ou notícias apelativas; perguntar para a pessoa do que se trata o conteúdo da mensagem compartilhada; avaliar sempre criticamente mensagens que outros usuários pedem que você compartilhe; não responder pedidos de desconhecidos para compartilhar dados pessoais.

Tags

Autor