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iFood se pronuncia sobre invasão ao aplicativo com mudança de nomes de restaurantes. Veja o que a empresa informou

Usuários do aplicativo notaram que restaurantes tiveram nomes trocados para termos pejorativos, mensagens negacionistas e ataques políticos. A empresa disse que cerca de 6% dos estabelecimentos cadastrados foram afetados

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Amanda Azevedo

Publicado em 02/11/2021 às 23:29 | Atualizado em 03/11/2021 às 18:28
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Atualizado em 03.11.21, às 7h40

Após usuários do iFood relatarem, na noite desta terça-feira (2), que restaurantes tiveram nomes trocados para termos pejorativos, mensagens negacionistas e ataques políticos, a empresa se manifestou por meio de nota. Segundo o aplicativo de entrega de comida, cerca de 6% dos estabelecimentos cadastrados foram afetados.

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A nota não especificou a origem do problema nem negou um suposto ataque hacker. A empresa disse ainda que, em investigações preliminares, "não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito".

Leia a íntegra da nota do iFood

Na noite de hoje, 2 de novembro, o iFood identificou que alguns estabelecimentos cadastrados na plataforma tiveram seus nomes alterados. Aproximadamente 6% dos estabelecimentos foram afetados. A empresa tomou medidas imediatas para sanar o problema e proteger os dados de restaurantes, consumidores e entregadores. Em investigações preliminares, a empresa informa que não há qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais cadastrados na plataforma, tampouco de dados de cartão de crédito.

Uma fonte anônima com conhecimento sobre a operabilidade interna do iFood disse ao site TecMundo que a possibilidade do problema ser um ataque interno é alta. 

No Twitter, a empresa afirmou que o incidente foi causado por meio da conta de um funcionário de uma empresa prestadora de serviço de atendimento que tinha permissão para ajustar informações cadastrais dos restaurantes na plataforma, e que o fez de forma indevida.

Além disso, a plataforma informou que "os meios de pagamento dos clientes estão seguros", bem como reafirmou não haver "qualquer indício de vazamento da base de dados pessoais de clientes ou entregadores cadastrados na plataforma".

Veja o que estão dizendo no Twitter

 

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