NOVAS FUNÇÕES

Instagram libera repostas aos comentários no Reels; novidade se assemelha a função que já existe no TikTok

A nova ferramenta transforma a mensagem recebida em um adesivo, que pode ser anexado a um vídeo curto

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 14/12/2021 às 10:14 | Atualizado em 14/12/2021 às 11:10
Notícia
X

Buscando se encaixar no mercado e concorrer de igual para igual com o aplicativo chinês TikTok, o Instagram liberou um novo recurso para permitir que os usuários respondam, em forma de vídeo, os comentários feitos em posts publicados na aba de Reels. A nova ferramenta transforma a mensagem recebida em um adesivo que pode ser anexado a um vídeo curto. Antes, todas essas interações ficavam na área de texto e não permitiam a menção de pessoas específicas.

O nome da inovação é Reels Visual Replies (Respostas visuais do Reels) e, segundo a rede social, tem por objetivo incentivar uma nova forma de interação entre criadores de conteúdo e sua base de seguidores. A intenção é que as pessoas possam usar a funcionalidade para tirar dúvidas, ressaltar análises ou até mesmo defender-se de acusações feitas por outros usuários.

 

A novidade surpreende pela semelhança com a função que já existe na plataforma concorrente, o TikTok, e que foi adicionada ao aplicativo no ano passado, motivando a criação de conteúdos mais explicativos e contextualizados, além de ter impulsionado o trend de “Perguntas e Respostas”, antes exclusivo apenas aos stories do Instagram.

Durante o anúncio oficial do Instagram, porém, não ficou claro se a inovação será liberada para todos que possuem uma conta na rede ou apenas para alguns criadores de conteúdo selecionados. A expectativa é que o caminho de implementação seja semelhante ao da função “Arrasta pra cima”, liberada por muito tempo apenas para os usuários com um número alto de seguidores, mas que depois foi disponibilizada como figurinha para ser usada por todos os usuários nos stories.

Novidades para o final de ano

O novo anúncio é apenas mais um da sequência de inovações que estão sendo implementadas pela plataforma no final de 2021. Durante a semana passada, um recurso de Playback permitiu aos usuários visualizarem e compartilharem uma retrospectiva dos stories publicados durante o ano.

A volta da exibição do feed em ordem cronológica também foi algo que animou aqueles que usam a rede; a ideia é que as publicações mais recentes sejam exibidas antes daquelas mais antigas, o que existiu no Instagram até 2016, quando a página inicial passou a mostrar os conteúdos com base em uma análise montada por um algoritmo responsável por identificar os principais gostos e preferências do dono da conta.

Tags

Autor