Silvio Meira, visionário da inovação e tecnologia, é indicado para prêmio nacional
Silvio Meira é cientista-chefe da TDS Company, professor extraordinário da CESAR.school, professor emérito do Centro de Informática da UFPE e fundador do Porto Digital
Recife está bem representado na maior premiação do Brasil, o iBest 2023. Silvio Meira, cientista-chefe da TDS Company e fundador do Porto Digital, compõe a lista de 20 influenciadores selecionados na categoria Inovação e Tecnologia. A premiação reconhece as melhores iniciativas pioneiras na internet por meio de escolhas de júri especializado e voto popular. Em 2021, a premiação contou com 78 categorias e 18 milhões de votos computados.
Silvio Meira é cientista-chefe da TDS Company, professor extraordinário da CESAR.school, professor emérito do Centro de Informática da UFPE, fundador do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração. Meira também é membro dos conselhos da CI&T, Magalu, MRV e Tempest e comitês consultivos de inovação da Anima, DPSP, Zro Bank e Banco ABC
Formado em engenharia eletrônica pelo ITA e PhD em computação pela Universidade de Kent, no Reino Unido, Silvio Meira é um dos principais nomes da inovação e do empreendedorismo no País.
Visionário, recusou propostas de trabalho em multinacionais para participar do único projeto que, segundo ele, captura sua motivação: mudar o mundo.
No início da carreira, preferiu ficar no Recife e se dedicar ao projeto de consolidar o setor de computação da UFPE. Como desdobramento surgiu o Centro de Informática da UFPE, referência no País, a CESAR.School e o Porto Digital, transformando a capital pernambucana em um dos principais ecossistemas de inovação e tecnologia do Brasil.
Atualmente, Silvio divide sua agenda ajudando negócios a se prepararem para o futuro através de inovação por meio da TDS Company - consultoria estratégica de transformação digital da qual é fundador - palestras por todo o País e participação nos conselhos.
Como pensador e pesquisador, suas últimas contribuições de destaque foram sobre inteligência artificial [associada às inteligências individual e social], metaverso, efeitos de rede, plataformas e a performance dos negócios no mercado figital (o espaço físico expandido pelo digital e orquestrado pelo social).