VINAGRE DE MAÇÃ EMAGRECE?
O vinagre de maçã é comumente encontrado na rotina alimentar dos brasileiros, sendo utilizado em saladas, marinadas, vinagretes e conservantes alimentares.
Por sua composição, o vinagre passou a ser protagonista de um mito que o coloca como responsável por "queimar" calorias ou "derreter" gordura.
Entretanto, NÃO existem evidências científicas que comprovam o vinagre como auxiliador no processo de emagrecimento ou sobre seus benefícios nos níveis séricos de lipídeos.
Alguns estudos com animais demonstram consequências positivas do vinagre sobre o perfil lipídico sanguíneo, porém esse efeito não foi observado em humanos.
Inclusive, os animais que consumiram o vinagre tiveram aumento significativo de peso.
Porém, um estudo específico com animais com níveis elevados de colesterol mostrou que o uso do vinagre promoveu melhora no sistema de defesa antioxidante e diminuição nos níveis de colesterol total e triglicerídeos.
Assim, a pesquisa sugere que o uso do vinagre de maçã possa ser complemento no tratamento da toxicidade induzida por estresse oxidativo.
Por fim, um estudo com 114 indivíduos não diabéticos, concluiu que não existem evidências de que o vinagre de maçã é benéfico para o controle do LDL-c, HDL, triglicérides e colesterol total em humanos.
O único efeito observado foi a possível tendência à redução de hemoglobina glicada.
*As informações desta matéria são do material "Desmistificando Dúvidas sobre Alimentação e Nutrição" do Ministério da Saúde.