Em participação no Mais Você, Preta Gil comentou que precisou ser reanimada durante o choque séptico que sofreu no hospital em que trata um câncer no intestino.

"Eu passei por uma septicemia que eu fui entender a gravidade só depois, quando fui voltando. Os médicos disseram: a gente te reanimou, a gente te trouxe de volta. Eu falei: então Deus me deu uma segunda chance de viver", relembrou a cantora durante o programa Mais Você.

Preta diz que a septicemia e o câncer a obrigaram a encarar a própria mortalidade: "A gente, no Ocidente, não fala, né? É uma coisa da nossa cultura, a morte é um tabu e é um assunto que não se toca".

O que é septicemia?

A septicemia é uma infecção generalizada grave do organismo, causada por microrganismos patogênicos (fungos, batérias ou vírus). Em caso de pacientes hospitalizados, as causas bacterianas mais comuns são pneumonia, infecção de sutura e abcessos.

IR PARA JC.COM.BR

Gilberto Gil ajuda a filha a lidar com a questão:

"Eu tenho um pai que já fala sobre isso em várias canções. Meu pai conversa muito comigo sobre isso, ele passou por um problema de saúde em 2017 e, quando a gente passa por esses problemas, a gente vê a finitude".

Como Preta Gil descobriu o câncer?

Preta Gil revelou, durante sua entrevista no Fantástico, que descobriu o câncer de intestino quando percebeu que tinha sangue escorrendo por toda a sua perna ao acordar. Antes do ocorrido, Preta Gil já estava sentindo dores de cabeça e crises de hipertensão.

O que é o câncer no intestino?

É um tumor que se desenvolve no intestino grosso, conhecido, também, por câncer do cólon e do reto.

O que é o câncer no intestino?

É uma doença que pode ser prevenida, pois, na maioria dos casos, é desenvolvida a partir de pólipos, que são lesões benignas crescidas na parede do intestino. Quando o pólipo é retirado, evita-se que ele se transforme em câncer.

Como descobrir o câncer do intestino no início?

O exame laboratorial é relativamente simples, podendo ser encaminhado pelo médico clínico. É recomendada a realização anual do exame de sangue oculto nas fezes para pessoas acima de 50 anos.

IR PARA JC.COM.BR

Para as pessoas com maior risco pode ser necessária a realização de colonoscopia. Todo e qualquer exame só pode ser recomendado por médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados.

Como diminuir o risco de câncer de intestino?

Fazer atividade física na maioria dos dias da semana; Ter uma alimentação rica em fibras (frutas, vegetais e grãos) e pobre em gorduras animais; Não fumar; Evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Realizar exames anuais, após os 50 anos, para detecção precoce e tratamento de pólipos.

Como está a Preta Gil hoje?

Atualmente, Preta Gil está bem e voltou a trabalhar recentemente. A cantora está retomando sua vida aos poucos, saindo para se divertir com seus amigos em um show de Caetano Veloso no Parque de Ibirapuera, em São Paulo.

Esta matéria contém informações do site UOL e do Grupo Oncoclínicas.

Veja os sintomas de câncer no intestino:

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories