QUEM TEM DIABETES PODE COMER AVEIA?
Descubra 6 BENEFÍCIOS do consumo de aveia e se DIABÉTICOS podem consumir sem medo
Sobre a aveia
A aveia é um cereal conhecido em todo mundo por ser bastante versátil na culinária. A espécie mais comum é a 'Avena Sativa', a que normalmente é encontrada nos mercados e lojas especializadas.
Ótima opção para o café da manhã
A aveia pode ser consumida em qualquer horário, mas no café da manhã é como ela se popularizou, seja na forma de farinha, farelos ou flocos misturada aos alimentos.
Alimento nutritivo
A aveia é rica em vários nutrientes como carboidratos complexos, fibras, proteínas, vitaminas e minerais.
Diabéticos podem consumir aveia?
Os alimentos para quem tem diabetes tipo 1 ou 2 sempre são mais restritos e isso faz com que se questione se a aveia pode ser mais um alimento que possa entrar na dieta restritiva.
A resposta é sim!
Na aveia, está presente uma fibra solúvel chamada de beta-glucana, que é responsável por reduzir os níveis de colesterol e também os de açúcar no sangue.
Sobre a diabetes
Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente da insulina, hormônio que faz a regulação da glicose no sangue e mantem o organismo com energia.
Diabetes tipo 2
A aveia pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue pelo fato das fibras presentes retardarem a absorção dos carboidratos do organismo, o que beneficia pessoas que possuem diabetes tipo 2.
Confira outros benefícios do consumo de aveia
Promove a saciedade
As fibras presentes ajudam a aumentar a sensação de sasiedade, o que pode ajudar na redução de pesso e no consumo excessivo de calorias.
Melhora a saúde intestinal
As fibras solúveis ajudam a manter o ambiente intestinal regulado.