8 SINAIS DE DIABETES: Saiba principais sintomas do diabetes

Quais são os sinais e sintomas do diabete?

Você está preocupado de que você, seu filho ou alguém que você conhece possa ter diabete? Ter alguns sintomas de diabete não significa que você tem definitivamente a condição, mas você sempre deve entrar em contato com seu médico, apenas para ter certeza.

Sintomas do diabetes

1. Idas frequentes ao banheiro, especialmente à noite

IR PARA JC.COM.BR

2. Muita sede

3. Sensação de cansaço excessivo

4. Perda de peso involuntária

5. Visão embaçada

6. Aumento da fome

IR PARA JC.COM.BR

7. Coceira genital ou candidíase

8. Cortes e feridas que demoram mais para cicatrizar

Esses sintomas podem afetar qualquer pessoa, seja adulto ou criança. Mas, alguns são mais comumente experimentados por pessoas com diabete tipo 1 e podem surgir muito rapidamente, segundo o The British Diabetic Association.

Quais são os sintomas mais comuns?

Nenhum indivíduo é igual. Você também pode experimentar outros sintomas, e os sintomas que você tem podem não corresponder exatamente aos de outra pessoa e podem não estar na lista acima, diz o The British Diabetic Association.

Mas, os sintomas mais comuns experimentados por muitas pessoas com diabete são sede aumentada, idas frequentes ao banheiro, cansaço e perda de peso, afirma a associação.

IR PARA JC.COM.BR

O que causa esses sintomas?

Os sintomas do diabetes ocorrem porque parte ou toda a glicose permanece no sangue e não é usada como combustível para a energia. O corpo tenta reduzir os níveis de glicose no sangue eliminando o excesso de glicose na urina, o que o faz sentir mais sede.

Altos níveis de glicose eliminados na urina são um ambiente propício para infecções fúngicas, que causam a candidíase. No entanto, nem todos apresentam sintomas. Na realidade, 6 em cada 10 pessoas não têm sintomas quando são diagnosticadas com diabete tipo 2.

Fatores de Risco do Diabetes

Algumas pessoas têm um risco maior de desenvolver diabete do que outras.

Dependendo do tipo de diabete, isso pode ser devido à etnia, genética ou até mesmo escolhas de estilo de vida. Esses são conhecidos como fatores de risco do diabete. Saber quais são os fatores de risco e se eles afetam você pode ajudá-lo a decidir se precisa fazer algo para reduzir seu risco, considera a The British Diabetic Association.

Se você ignorar os sinais do diabetes

É difícil ignorar os sinais do diabete tipo 1, porque os sintomas muitas vezes aparecem bastante rapidamente. No entanto, deixar o diabete não tratado pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo cetoacidose diabética, que pode resultar em um coma potencialmente fatal.

IR PARA JC.COM.BR

Embora a maioria das pessoas com diabete tipo 1 seja diagnosticada na infância e na juventude, os sintomas são os mesmos em qualquer idade. Adultos com diabete tipo 1 podem não reconhecer seus sintomas de diabete tão rapidamente quanto as crianças, o que pode atrasar o diagnóstico e o tratamento.

O diabete tipo 2 pode ser mais difícil de detectar, pois se desenvolve mais lentamente, especialmente nas fases iniciais, quando os sintomas podem ser mais difíceis de identificar.

Entretanto, o diabete não tratado afeta muitos órgãos importantes, incluindo coração, vasos sanguíneos, nervos, olhos e rins. Ser diagnosticado precocemente e controlar seus níveis de açúcar no sangue pode ajudar a prevenir essas complicações.

O diagnóstico e o tratamento adequados são vitais e podem reduzir as chances de desenvolver complicações graves. Essa matéria não substitui um diagnóstico, procure sempre um médico!

Fonte: The British Diabetic Association

Ler Mais
IR PARA JC.COM.BR

DIABETES: Conheça 6 MITOS e VERDADES sobre o tipo 1 e 2 da diabetes

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories