Quais gorduras diminuem glicose no sangue? Veja dicas
A diabetes tipo 2 figura entre as doenças crônicas mais prevalentes, representando cerca de 90% dos casos de diabetes no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Essa condição é caracterizada pelos elevados níveis de glicose no sangue (glicemia) e pela resistência à insulina. Embora não tenha cura, a diabetes pode ser gerenciada por meio de alterações na alimentação e pela prática regular de atividades físicas.
Para evitar complicações decorrentes dessa condição, é fundamental que diabéticos e pré-diabéticos adotem uma dieta equilibrada. Uma das principais orientações é evitar o consumo de certas gorduras e priorizar aquelas que são ricas em gorduras benéficas.
A profissional de nutrição sugere algumas opções de gorduras saudáveis para integrar à alimentação:
As gorduras mais benéficas são as monoinsaturadas e poli-insaturadas, pois, além de auxiliarem na redução da glicose no sangue, trazem benefícios ao coração ao diminuir os níveis de colesterol.
As gorduras poli-insaturadas são consideradas essenciais, já que o corpo humano não pode produzi-las. Fontes reconhecidas dessas gorduras incluem castanhas, azeitonas, abacate e coco.