paleontologia

Escavadeira de areias petrolíferas encontra fóssil de dinossauro no Canadá

Fóssil de plesiossauro está sendo examinado pelo Museu de Paleontologia Royal Tyrrell

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 25/11/2011 às 8:47
Leitura:

OTTAWA - Uma operadora canadense de maquinaria pesada encontrou o que parece ser um esqueleto completo de um tipo de dinossauro, o plesiossauro, quando escavava nas areias petrolíferas deste país, anunciou a companhia Syncrude na quinta-feira (24). O fóssil foi encontrado no dia 14 de novembro e agora está sendo examinado pelo Museu de Paleontologia Royal Tyrrell, que espera tê-lo pronto para o fim desta semana, disse a empresa em um comunicado.

"É uma descoberta pouco comum", explicou Don Brinkman, que trabalha no museu. "É um plesiossauro de pescoço longo, o que quer dizer que é um réptil marinho de pescoço muito longo, cabeça pequena e corpo reduzido". "A recuperação do último exemplar foi há dez anos. Foi reconhecido como uma nova espécie e foi chamado de Wapuskanectes", acrescentou.

A operadora Maggy Horvath afirma que deixou de escavar imediatamente depois de encontrar os ossos e que procurou um geólogo da Syncrude que trabalha no Royal Tyrrel em descobertas fósseis. "Senti-me muito bem quando chamei meu filho para contar a ele que havia encontrado um fóssil pré-histórico ao trabalhar na mina", declarou.

As areias petrolíferas do Canadá são a terceira maior reserva de petróleo do mundo e estão situadas em uma área que já foi parte de um mar pré-histórico.

Últimas notícias