Em ano de pandemia, JC combate desinformação e é o jornal mais acessado de Pernambuco

Além do JC, os demais veículos do Sistema Jornal do Commercio - TV Jornal, Rádio Jornal e NE10 Interior - também se destacaram


FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Estatísticas do Comscore MMX® Multiplataforma revelam que o JC foi o jornal mais acessado de Pernambuco - FOTO: FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM

No ano em que o novo coronavírus se disseminou e matou 1,7 milhão de pessoas em todo o mundo, as chamadas 'fake news' se espalharam com ainda mais força pelas redes sociais, colocando vidas em risco ao contestar medidas de proteção contra a doença. Neste cenário, os veículos de comunicação precisaram combater, mais do que nunca, um forte inimigo: a desinformação. Foi desse jeito que, em 2020, os sites do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, reunidos no Portal NE10, ganharam destaque em Pernambuco e no Nordeste, e superaram os próprios números do ano anterior.

Estatísticas do Comscore MMX® Multiplataforma, que comparam a audiência de sites em todo o mundo, revelam que o JC  foi o jornal mais acessado de Pernambuco, com um total de 126 milhões de views e uma média mensal de mais de 3,2 milhões de usuários únicos. Os segundo e terceiro lugares tiveram 101 milhões e 69 milhões de visualizações, respectivamente. O site do também obteve crescimento de 5% no total de views em relação a 2019, com picos de audiência entre os meses de maio e agosto.

Além do JC, os sites da Rádio Jornal, da TV Jornal e o Portal NE10 também apresentaram crescimento ainda maior de visualizações. Cada um teve, respectivamente, 18, 63 e 534 milhões de views em 2020, uma alta de 29%, 66% e 22%. Com média mensal de 7,6 milhões de visitantes únicos, o NE10, inclusive, mostrou que o título de maior portal do Nordeste não é mera alcunha. No último ano, apontou como o portal mais acessado da região. Os segundo e terceiro lugares tiveram 293 e 263 milhões de visitações, nesta ordem.

"Os sites do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação têm oferecido muito conteúdo de serviço, que garantem à nossa audiência informação relevante e útil para a sua vida. Além disso, publicamos ampla cobertura em torno da pandemia, vacinação e últimas notícias na luta contra o coronavírus. Tudo isso se reflete numa audiência que, ao longo de 2020, consolidou o NE10 como Portal mais acessado da região", explica a diretora de estratégias digitais do SJCC, Maria Luiza Borges. O NE10 serve como vitrine dos conteúdos dos principais veículos do SJCC - JC, TV Jornal, Rádio Jornal, NE10 Interior, além de blogs que oferecem informação exclusiva.

Credibilidade

Para a diretora de jornalismo da TV Jornal e Rádio Jornal, a credibilidade construída durante os 102 anos desde a fundação do sistema de comunicação foi fundamental para o crescimento apresentado. “O nosso crescimento no ambiente digital é uma prova de que nosso ouvinte, nosso telespectador, confia na informação que produzimos. Estes números mostram nossa relevância e credibilidade, tão fundamentais em tempos de fake news”, disse.

O diretor de redação do JC, Laurindo Ferreira, destaca o esforço conjunto da equipe em manter a população bem informada sobre a covid-19 no último ano. "Conteúdo de qualidade em qualquer circunstância e em qualquer plataforma é a marca dos veículos do SJCC. Trabalhamos integrados, cada qual com a sua expertise, mas foco comum no interesse da comunidade. Na pandemia, não poderia ser diferente. Ficamos ainda mais próximos da nossa comunidade, informando, orientando, falando dos seus desafios e esperanças, daí a força da nossa audiência".