zoológico

Depoma investiga morte de tubarão-lixa, no Parque Dois Irmãos

A delegada Verônica Azevedo está ouvindo funcionários do Parque. Ela adianta que pretende colher, em média, dois depoimentos por dia, durante esta semana

Verônica Falcão / Jornal do Commercio
Cadastrado por
Verônica Falcão / Jornal do Commercio
Publicado em 27/02/2012 às 16:53
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
A delegada Verônica Azevedo está ouvindo funcionários do Parque. Ela adianta que pretende colher, em média, dois depoimentos por dia, durante esta semana - FOTO: Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Leitura:

A Delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente (Depoma) iniciou nesta segunda-feira (27) a investigação para apurar a morte do tubarão-lixa, ocorrida no último sábado (25), no Zoológico do Parque Dois Irmãos, no Recife. A hipótese é e que o peixe, de espécie ameaçada de extinção, morreu por falta de oxigênio no tanque onde vivia desde 2007.

O tubarão foi encontrado morto por funcionários do Parque durante inspeção de rotina. A morte foi comunicada à Depoma no mesmo dia. Amostras de água foram coletadas, e o animal, submetido a necropsia.

A delegada Verônica Azevedo está ouvindo funcionários do Parque. Ela adianta que pretende colher, em média, dois depoimentos por dia, durante esta semana. Depois, vai juntar ao inquérito os resultados das análises e da necropsia.

OUTROS CASOS - As mortes de bichos no Parque de Dois Irmãos estão cada vez mais comuns. Somente nos últimos dois anos, 10 animais morreram por causa de intoxicação. O motivo das mortes foi comprovado por laudos periciais realizados pelo Centro de Assistência Toxicológica (Ceatox), da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu (SP).

Antes da fêmea de tubarão-lixa, dois veados foram envenenados, em junho do ano passado. Os gastos com a alimentação dos peixes, polvos e camarões é de R$ 14 mil por ano. Outra parte do dinheiro é usada com a manutenção da bomba e a aquisição de água do mar. A água vem de Rio Formoso, na Zona Mata Sul de Pernambuco, num caminhão-pipa.

Últimas notícias