rio de janeiro

Fechado maior lixão da América Latina

O aterro, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi criado em 1978 à beira da Baía de Guanabar, ocupava uma área de 1,3 milhão de metros quadrados e recebia 9.500 toneladas de lixo por dia

Do Jornal do Commercio
Cadastrado por
Do Jornal do Commercio
Publicado em 04/06/2012 às 7:40
Leitura:

RIO - O Aterro Metropolitano de Jardim Gramacho foi finalmente fechado no último domingo (3). Após 34 anos, o maior aterro sanitário da América Latina deixa de macular a imagem do País e do Rio às véspera da Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.

O aterro, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebeu às 11h o último caminhão carregado de lixo, encerrando, assim, as atividades na área. De carona em um trator, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, e a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, despejaram terra sobre a remessa final de lixo.

Em seguida, uma placa foi instalada no portão de entrada com o aviso: "Aterro Metropolitano de Gramacho fechado. Proibido jogar lixo neste local". Emocionada, Roberta Alves, 35 anos, presidente da Associação Carioca de Catadores e Ex-Catadores de Gramacho, enterrou a roupa que usava para trabalhar no solo do aterro.

Izabella Teixeira lançou o "desafio de o Estado do Rio de Janeiro ser o primeiro a cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos", que prevê o fechamento de todos os aterros sanitários do País até 2014.

Criado em 1978 à beira da Baía de Guanabara, o aterro ocupava uma área de 1,3 milhão de metros quadrados e recebia 9.500 toneladas de lixo por dia.

Últimas notícias