Astronomia

Dia de observar os anéis de Saturno

Observatório da Sé abre nesta sexta-feira (22), em horário estendido, para o público poder apreciar planeta

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 21/05/2015 às 17:51
Rodrigo Lobo/ JC Imagem
Observatório da Sé abre nesta sexta-feira (22), em horário estendido, para o público poder apreciar planeta - FOTO: Rodrigo Lobo/ JC Imagem
Leitura:

Se o tempo estiver bom na noite desta sexta-feira(22), será o momento ideal para apreciar os belos anéis de Saturno com ajuda dos telescópios do Observatório Astronômico do Alto da Sé. O espaço estará aberto em horário estendido, das 16h até as 22h, para receber os amantes das estrelas. Mas o planeta só ficará visível a partir das 18h30, depois que anoitecer. 

“Essa data marca o início do período de oposição de Saturno ao Sol, quando fica visível”, explica o coordenador do Observatório da Sé, Alexandre Evangelista. Ele informa que o astro também poderá ser observado a olho nu. “Quando o Sol se pôr, basta olhar para o Leste. Saturno vai surgir como um ponto amarelo brilhante, ao lado de algumas estrelas, entre as constelações de Escorpião e Libra”, orienta.

Além de Saturno, o público poderá apreciar ainda os planetas Vênus e Júpiter. Mas somente se não chover e o céu ficar claro, sem muitas nuvens.

A programação do Observatório da Sé também inclui exibição de vídeos mostrando o movimento dos planetas, jogos de tabuleiro que funcionam como aula de astronomia e a exposição A Próxima Fronteira, que mostra a exploração espacial pelo homem (Lua, Marte e universo). Todas as atividades são gratuitas e ensinam o visitante a observar e compreender o significado do sistema solar.

Últimas notícias