SOCIOAMBIENTAL

SJCC reduz danos ao meio ambiente

Em 2015, empresa buscou reduzir ainda mais seu impacto na natureza

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 23/02/2016 às 7:00
Alexandre Godim/JC Imagem.
Em 2015, empresa buscou reduzir ainda mais seu impacto na natureza - FOTO: Alexandre Godim/JC Imagem.
Leitura:

Alinhado com as diretrizes do Grupo JCPM, o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC) vem desenvolvendo, há alguns anos, um trabalho focado na redução do impacto ambiental que as atividades da empresa podem gerar. A adoção de algumas práticas resultaram num excelente balanço do ano de 2015, com números positivos que comprovam como pequenas mudanças trazem grandes benefícios.

Uma das principais ações tomadas pela empresa foi a substituição dos copos descartáveis por canecas. Cerca de 800 foram distribuídas para os funcionários, reduzindo em 84,62% o número de copos plásticos utilizados. Um item corriqueiro no dia a dia de muitas empresas, mas que representava um grande impacto: a média anual de copos usados era de 1 milhão.

Com a troca da gravadora de chapas da Gráfica JC, sem a utilização de água e produtos químicos em seu processo, foi gerado 31,49% menos efluente industrial em comparação com 2014. Além disso, todos os funcionários da Gráfica utilizam uniforme confeccionado com malha 50% PET.

Mais de 411 toneladas de papel, papelão, jornal e metal foram encaminhados para reciclagem no ano passado pelo SJCC. “Nós fazemos o controle de todos os resíduos gerados pela empresa, para que possamos dar o descarte correto e focar na redução da geração de resíduos”, explica Ana Carolina Pincho, analista ambiental do SJCC.

Em parceria com a ASA Indústria, a empresa coleta óleo de cozinha para ser reciclado e transformado em sabão. Só em 2015 foram 355 litros coletados e toda a renda obtida foi doada para o Imip. A coleta seletiva foi implantada no SJCC Interior, em Caruaru, com ótima aceitação dos associados.

A compostagem, processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, é outra prática adotada pela empresa. Parte dos resíduos orgânicos gerados pelo refeitório é usada e se transforma em adubo para o muro verde e jardins do sistema.

ENERGIA

Todas as lâmpadas da empresa estão sendo trocadas, gradativamente, por lâmpadas de LED. Essa tecnologia tem maior tempo de vida e gera menos resíduos tóxicos no meio ambiente.

Focada no engajamento dos associados, a empresa abre espaço para que os funcionários tragam de casa alguns resíduos, como óleo de cozinha, esponja, pilhas, entre outros, dando a destinação correta aos resíduos.

 

arte socioambiental

Últimas notícias