evento

Espaço Ciência lança oficialmente TVC e 22ª Ciência Jovem

O Torneio Virtual de Ciências, na verdade, é resultado de uma ampliação do Torneio Virtual de Biologia, realizado em 2015

Guilherme Bertouline
Cadastrado por
Guilherme Bertouline
Publicado em 18/03/2016 às 16:20
Leitura:

Geralmente tratadas como bichos-papões do período escolar, as ditas matérias “exatas”muitas vezes causam frio na espinha dos alunos. A metodologia pode ser considerada como fator para esse temor dos estudantes em relação aos números, cálculos e fórmulas. É buscando incentivar um  aprendizado mais lúdico dessas matérias e estimular a produção cientifica entre os estudantes do 1º grau, que o Espaço Ciência lançou oficialmente, nesta manhã (18), o Torneio Virtual de Ciências e a 22ª Ciência Jovem. No auditório da instituição, professores, alunos e gestores da área da educação puderam conferir mais detalhes dos eventos que acontecem ao longo do ano. 

O Torneio Virtual de Ciências, na verdade, é resultado de uma ampliação do Torneio Virtual de Biologia, realizado em 2015. Com o sucesso da iniciativa, ficou decidido que esse ano o torneio abrangeria as áreas da matemática, química, física, robótica e astronomia, além da biologia. “Podem participar estudantes de ensino médio de todo Estado. A competição é baseada em desafios lançados mensalmente via internet para as equipes, que realizarão tarefas que envolvam a temática da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, ‘Ciência alimentando o Brasil’”, explica a gerente de eventos do Espaço Ciência e coordenadora do projeto Karina Maia. Representando os alunos, os professores interessados têm até o início de abril para inscrever as turmas. A partir do próximo mês, a etapa de desafios será inciada e seguirá até novembro. 

Durante três dias de novembro, será realizada a 22ª Ciência Jovem. A feira de conhecimento é voltada para alunos da educação infantil ao ensino médio de todo mundo que desejam submeter projetos e concorrer em seis categorias. Projetos nacionais pleiteiam prêmios nas áreas de  Iniciação à Pesquisa; Divulgação Científica; Incentivo à Pesquisa; Desenvolvimento Tecnológico; Educação Científica. Os trabalhos internacionais disputam uma premiação específica e disputam a categoria Francis Dupuis Talento Internacional. Na edição do ano passado, foram apresentados 320 trabalhos, sete deles estrangeiros.  

“Esse ano estamos inovando com a mesas-redondas para auxiliar os professores a elaborarem os projetos de pesquisa junto aos alunos”, conta Karina sobre  uma ação que teve início também nesta manhã com a palestra mesa-redonda “Como realizar uma feira de ciências?”.  Alunos e professores têm até o dia 31 de março para pré-inscreverem projetos. Depois da divulgação dos projetos selecionados, os autores terão todo o mês de agosto para realizar a inscrição e concorrer. 

Com um projeto que mapeia os pontos de alagamento do bairro Jardim Brasil e propões soluções para os problemas na área,  Fagner Durack, 17 anos, e Luciano Gomes, 17,  alunos do 3º ano do ensino médio da Escola de Referencia de Ensino Médio (Erem) Desembargador Renato Fonseca, em Jardim Brasil, Olinda, venceram a 21ª Ciência Jovem no ano passado e, de quebra, ganharam a oportunidade de apresentar o trabalho no exterior, numa feira internacional de ciências. A primeira viagem internacional de ambos acontece no dia 28 de maio para a cidade de Tampico, no México, onde participarão durante uma semana da Milset Amlat. 

Presentes nesta manhã, no auditório do Espaço Ciência, para falar do projeto e de suas experiências, os estudantes comentaram sobre a expectativa da viagem e a oportunidade dada a partir da participação na Ciência Jovem. “A expectativa é sempre a melhor, quem sabe até voltar com uma premiação. Mas, de qualquer forma, já é uma experiência muito boa participar de um evento fora e conhecer outro país”, comemora Luciano. Para Fagner, foi de fundamental importância a participação na edição da feira ciências promovida pelo Espaço Ciência. “O Ciência Jovem é algo diferenciado, pois você vê o incentivo aos jovens em produzir conhecimento. Para mim, é algo maravilhoso”, define. 

As inscrições para os dois eventos são gratuitas e podem ser feitas no site do Espaço Ciência (https://www.espacociencia.pe.gov.br/).

Últimas notícias