sustentabilidade

Exposição usa tecnologia para dar aula divertida sobre o meio ambiente

A mostra Conexão Estação Natureza é gratuita e pode ser vista no RioMar Shopping, Zona Sul do Recife, até segunda-feira (28)

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 25/03/2016 às 20:27
Fernando da Hora/JC Imagem
A mostra Conexão Estação Natureza é gratuita e pode ser vista no RioMar Shopping, Zona Sul do Recife, até segunda-feira (28) - FOTO: Fernando da Hora/JC Imagem
Leitura:

Uma viagem interativa pelos diversos ambientes naturais do Brasil é a proposta da exposição Conexão Estação Natureza, no RioMar Shopping, Zona Sul do Recife, e pode ser visitada até a próxima segunda. Gratuita, a mostra é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e já foi vista por mais de 3,7 milhões de pessoas nas dez capitais brasileiras por onde passou.

A tecnologia permeia as atrações na praça de eventos do shopping. Sob um domo de madeira de reflorestamento, visitantes podem se aventurar em atrações como cinema sensorial e jogos de última geração que envolvem a temática do meio ambiente. “Temos o desafio de conversar com o público em geral e com os jovens, tão ligados em tecnologia. Buscamos que as pessoas se divirtam e aprendam sobre conservação da natureza”, destaca a coordenadora do projeto, Valéria Moro Werzbitkzi. 

O ponto de partida do percurso é o cinema sensorial 4D, um ambiente em 360º onde as pessoas assistem a um filme sobre a natureza e reagem a estímulos como vento, chuva, aromas e variação de temperatura. Também podem testar habilidades sobre sustentabilidade em games que utilizam sensores de movimento, quando o usuário não necessita ter em mãos controles ou joysticks. A partir de diversos monitores sensíveis a toque é possível interagir com enciclopédia virtual sobre a fauna, flora e aspectos culturais da população. A exposição disponibiliza três bicicletas inteligentes. Ao serem pedaladas, apresentam em tempo real dados sobre consumo de combustíveis fósseis e gases do efeito estufa. 

Entre os dispositivos, o mais disputado na última quarta-feira eram os óculos rift. Tecnologia inédita no País, os óculos permitem que o usuário navegue por cenários virtuais em 3D. O visitante é levado à Reserva Natural Salto Morato, na cidade de Guaraqueçaba, litoral do Paraná, e administrada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. “É muito bacana! A sensação é de que você está lá, dentro da reserva”, conta a estudante Andrea de Oliveira Silva, em visita guiada promovida Instituto João Carlos Paes Mendonça. 

O coordenador de projetos sociais do IJCPM, Carlos Duarte, comemora o estímulo para que jovens pensem sobre meio ambiente fora da sala de aula. “Eles não só divertem usando os equipamentos, como aprendem bastante com isso”, observa. 

Segundo a organização, além da madeira de reflorestamento, materiais reciclados foram usados em outros componentens. Garrafas PET se transformaram em grama sintética e papel kraft foi usado como base de detalhes ornamentais. Ainda se pensou em rampas e monitores para permitir acesso a cadeirantes. Deficientes visuais e auditivos também são assisitidos por informações em braille e libras. 

A Conexão Estação Natureza pode ser vista de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 22h. Escolas devem agendar visitas pelo (81) 3878-0197.

Últimas notícias