Bichos

Jacaré é encontrado por pescadores na praia de Casa Caiada, em Olinda

Animal era um macho de aproximadamente 1,30m que foi levado para um período de readaptação antes de ser devolvido à natureza

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 05/06/2017 às 18:18
Foto: Cipoma/Divulgação
Animal era um macho de aproximadamente 1,30m que foi levado para um período de readaptação antes de ser devolvido à natureza - FOTO: Foto: Cipoma/Divulgação
Leitura:

Um jacaré macho com cerca de 1,30m foi capturado por pescadores na tarde desta segunda-feira (5) na praia de Casa Caiada, em Olinda, no Grande Recife. O animal da espécie papo-amarelo estava tentando sair do mar e voltar para um açude localizado nas proximidades do antigo hotel Quatro Rodas, quase no limite com a cidade de Paulista.

Militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foram acionados e buscaram o animal para que o mesmo seja reintroduzido ao seu habitat natural. Ao chegar ao local a guarnição impediu, inclusive, que o jacaré fosse morto para ser usado como alimento.

"O jacaré-de-papo-amarelo é um animal de água doce, mas que suporta a água salgada. Mas ele reage como um sapo, que fica incomodado com o sal da água. Por isso ele estava meio grogue, buscando sair daquele ambiente e ir para seu lugar de origem", explicou o sargento Tony, do Cipoma.

As chuvas fortes que caíram no Grande Recife nos últimos dias podem ter sido a causa para o jacaré ter sido levado para a praia de Olinda. Acredita-se que os canais ficaram muito cheio e criaram uma correnteza que acabou empurrando o animal para o mar. A espécie papo-amarelo é nativa de nossa região e vive muitas vezes despercebido em várias lagoas e córregos da Região Metropolitana do Recife.

Readaptação

O animal foi recolhido e levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), ligado à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). No espaço, localizado no bairro da Guabiraba, no Recife, o jacaré-de-papo-amarelo passou por uma avaliação veterinária e ficará em um tanque de readaptação para, posteriormente, ser devolvido à natureza.

O Comando da CIPOMA orienta que no caso de aparições destes animais a população não tente contê-los, devido ao grande risco de acidentes. Este trabalho deve ser realizado por pessoal treinado e capacitado. Quem encontrar animais silvestres em situação de vulnerabilidade ou fora do seu habitat natural pode acionar o resgate do Cipoma através do telefone (81) 3181.1700 que funciona 24h, todo os dias da semana.

Últimas notícias