POLUIÇÃO

ONU Meio Ambiente lança campanha de redução do lixo marinho

São descartados no mar desde itens mais comuns como sacolas e copos de plástico, até outros mais inusitados como preservativos

Radioagência Nacional
Cadastrado por
Radioagência Nacional
Publicado em 07/06/2017 às 21:02
Foto: Pixabay
São descartados no mar desde itens mais comuns como sacolas e copos de plástico, até outros mais inusitados como preservativos - FOTO: Foto: Pixabay
Leitura:

A redução do lixo marinho é a meta da campanha Mares Limpos, lançada pela ONU Meio Ambiente, Organização das Nações Unidas, nesta quarta-feira (07) no AquaRio, na zona portuária da cidade.

 O objetivo é conscientizar consumidores para que mudem hábitos em relação ao descarte de lixo e pedir à empresas para minimizar o uso e o descarte do plástico usado na fabricação de diversos itens.

A representante da ONU Meio Ambiente no Brasil, Denise Hamú, disse que a campanha vai durar cinco anos. Ela conta com parcerias governamentais e não governamentais brasileiras.

Outro objetivo é conscientizar governantes para que aprovem políticas de redução do material plástico. Ainda este ano,a campanha #MaresLimpos anunciará medidas por parte de países e empresas para eliminar microplásticos de produtos de cuidado pessoal e para banir ou colocar impostos sobre sacolas descartáveis.

LIXO

São descartados no mar desde itens mais comuns como sacolas e copos de plástico, até outros mais inusitados como preservativos, chinelos, pentes e até mesmo velas, segundo a veterinária e ambientalista Andrea Grael.

A especialista diz que se essa realidade continuar, até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixes e o volume de plástico jogado nos mares será ainda mais alarmante do que os 8 milhões de toneladas lançados mundialmente por ano.

Cerca de 80% de todo o lixo dos oceanos é constituído por plástico, segundo a ONU Meio Ambiente. O prejuízo a ecossistemas marinhos em todo o mundo chega a R$ 24 bilhões por ano.

Últimas notícias