Reflorestamento

Compesa doa mudas para reflorestar mata ciliar dos Rios Una e Carimã

As espécies vão recompor a mata ciliar dos rios, destruída na última enchente na Mata Sul de Pernambuco

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 30/06/2017 às 16:09
Foto: Compesa/Divulgação
As espécies vão recompor a mata ciliar dos rios, destruída na última enchente na Mata Sul de Pernambuco - FOTO: Foto: Compesa/Divulgação
Leitura:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) vai doar mil mudas de espécies florestais para o replantio da mata ciliar dos Rios Una e Carimã, na Zona da Mata Sul do Estado. A ação será iniciada a partir do mês de julho, numa parceria da Compesa com o 45º Grupo Escoteiro do Ar Miguel Arraes de Alencar e o 97º Grupo Escoteiro Governador Eduardo Campos, da cidade de Barreiros.

De acordo com a Compesa ação semelhante já havia sido realizada com os grupamentos, quando a companhia doou duas mil mudas que foram plantadas pelos escoteiros nas margens dos dois rios, que cortam o município de Barreiros. Porém, após a última enchente ocorrida na região, em função das chuvas intensas de maio e junho, algumas dessas mudas foram arrastadas pela força das águas.

O trabalho realizado com os escoteiros de Barreiros, para recuperação da mata ciliar dos Rios Una e Carimã, integra as ações do Programa Florestar, desenvolvido pela companhia. O projeto também contempla a sensibilização das comunidades ribeirinhas sobre a importância da vegetação. A parceria prevê a capacitação de 186 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 19 anos, para manipulação e plantio de espécies florestais.

OFICINAS

As oficinas serão realizadas nos Viveiros Florestais Educadores da Companhia. É interesse da Compesa incentivar e apoiar ações desse tipo, que promovem a preservação do meio ambiente e a educação socioambiental de crianças e adolescentes, tornando-os multiplicadores de conhecimento em suas comunidades, afirmou o diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa, Aldo Santos.

Últimas notícias