Fórum

Mudanças climáticas e energia em debate no 12º Comclima

Evento sobre mudanças climáticas ocorre no auditório do Museu da Cidade do Recife, das 9h às 12h desta terça-feira (26/09)

Da Editoria Cidades
Cadastrado por
Da Editoria Cidades
Publicado em 26/09/2017 às 8:25
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Evento sobre mudanças climáticas ocorre no auditório do Museu da Cidade do Recife, das 9h às 12h desta terça-feira (26/09) - FOTO: Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem
Leitura:

O 12º Comclima - fórum permanente de debate sobre mudanças climáticas no Recife - será realizado nesta terça (26/09), das 9h às 12h, no auditório do Museu da Cidade do Recife, localizado no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, no Centro da cidade. O evento é aberto ao público e esta edição tem como tema o setor energético.

A mediação do encontro é feita pelo Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife, Bruno Schwambach. Três debatedores participam do evento sobre mudanças climáticas. Uma delas é Alexandra Maciel, assessora técnica do Ministério do Meio Ambiente, que falará sobre Aplicação do Projeto 3E em dois hospitais do Recife.

Virgínia Forte, gestora da Unidade de Ações Educativas e Gestão de Eficiência Energética da Celpe, abordará o Projeto Energia com Cidadania. E Sérgio Maffioletti, gerente de desenvolvimento socioambiental do grupo JCPM, apresentará o tema Alternativas energéticas em grandes empreendimentos.

De acordo com o último inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) da cidade, cerca de 14,61% das emissões do Recife têm origem na utilização e de energia. Estudos indicam que qualquer iniciativa de enfrentamento às mudanças climáticas recairá sobre o tema energético e que em torno de 60% a 80% da redução de emissão de GEE devem partir do setor energético.

AÇÕES

Em 2016, com base no inventário, a Prefeitura do Recife publicou as metas de redução das emissões de GEE. Entre as ações implementadas estão a instalação de sistema de energia solar no Edifício da Prefeitura de Recife, a arborização e o aproveitamento energético do biogás.

A proposta do 12º Comclima é debater a relação entre o setor energético e seus impactos nas mudanças climáticas, apresentando algumas ações que estão sendo operadas no Recife no que se refere à energia de forma mitigadora.

O fórum é formado por entidades da sociedade civil, órgãos estaduais e federais, além de seis secretarias municipais, sob a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e tem a missão de estabelecer políticas e ações para o enfrentamento local do aquecimento global.

POLÍTICA MUNICIPAL

Sancionada em abril de 2014, a Política de Sustentabilidade e de Enfrentamento das Mudanças Climáticas do Recife (Lei Nº 18.011/2014) estabelece instrumentos para a implementação, em nível municipal, de ações sustentáveis e de enfrentamento ao fenômeno do aquecimento global.

Últimas notícias